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dc.contributor.authorSantos, Maria Madalena Bispo dos-
dc.contributor.authorCavalcante, Igor Gadioli-
dc.contributor.authorPaverchi, Silvia Regina-
dc.date.accessioned2025-07-23T17:17:54Z-
dc.date.available2025-07-23T17:17:54Z-
dc.date.issued2024-09-
dc.identifier.citationSANTOS, M. M. B.; CALVACANTE, I. G.; PAVERCHI, S. R. A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Revista Expectativa, Toledo, v. 23, n. 3, p. 61-84, jul./set. 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29937/23801. Acesso em: 23 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3029-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22737-
dc.description.abstractThe theme of this study was the beliefs and practices of academic reading, in view of this, it was investigated: what is the relationship between the beliefs and practices of academic reading of the students of the Executive Secretarial of the Federal University of Sergipe (UFS)?Thus, the general objective was to investigate the relationship between the beliefs and academic reading practices of these students. The study started from a theoretical survey about beliefs and reading practices andhas a qualitative approach with a descriptive nature.A semi-structured interview was carried out with three students from the 2018 class of the Executive Secretariat course by Google Meet. It was observed that the interviewees believed that they were encouraged to read during graduation by the professors, but there were other factors which frustrated and discouraged the academics who could not understand reading, such as excessive formality, jargon, fancy language, dense reading, as well as like lack of time.It is also concluded that reading practices are predominantly influenced by beliefs.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCurso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
dc.relation.ispartofRevista Expectativapt_BR
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectSecretariado Executivopor
dc.subjectBeliefseng
dc.subjectReading practiceseng
dc.subjectExecutive secretarialeng
dc.titleA relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between beliefs and academic reading practices of Executive Secretariat students at the Federal University of Sergipe (UFS)eng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO tema deste estudo foi as crenças e as práticas de leitura acadêmica, a vista disso investigou-se: qual a relação entre as crenças e as práticas de leitura acadêmica dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)? Dessa forma, o objetivo geral consistiu em investigar a relação entre as crenças e as práticas de leitura acadêmica desses alunos. O estudo partiu de um levantamento teórico sobre crenças e práticas de leitura, possui uma abordagem qualitativa com natureza descritiva. Realizou-se entrevista semiestruturada com três discentes da turma de 2018 do curso de Secretariado Executivo pelo Google Meet. Observou-se que os entrevistados acreditavam que foram incentivados a ler durante a graduação pelos professores, porém havia outros fatores os quais frustravam e desmotivavam os acadêmicos que não conseguiam compreender a leitura, tal como excesso de formalidade, os jargões, a linguagem rebuscada, a leitura densa, bem como a falta de tempo. Concluiu-se, ainda, queas práticas de leitura acadêmica são predominantemente influenciadas pelas crenças.pt_BR
dc.description.localToledopt_BR
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