Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Silvânia da Silva | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Thatiany Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Veríssimo, Thaís Emanuela de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Rosa, Jussara Santos | - |
dc.contributor.author | Amorim, Marta Élid | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T19:52:19Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23T19:52:19Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, S. S. et al. Mulheres no cenário político brasileiro: uma sequência de ensino baseada no letramento estatístico. Paidéi@: revista científica de educação a distância, Santos, v. 16, n. 30, p. 365-380, 2024. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1639. Acesso em: 23 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-6109 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22742 | - |
dc.description.abstract | This work aims to present a teaching sequence theoretically-methodologically based on Statistical Literacy, following stages of the Investigative Cycle and focusing on female representation in Brazilian politics. The sequence seeks to address a set of components related to Statistical Literacy, both knowledge and dispositional elements, and the Investigative Cycle composed of Problem, Planning, Data, Analysis and Conclusions (PPDAC), both applied in the discussion of the topic in focus. The results show that it is possible, based on an emerging theme, such as gender equality, to develop a proposal aimed at the development of Statistical Literacy. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Paidéi@: revista científica de educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Sequência de ensino | por |
dc.subject | Letramento estatístico | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Igualdade de gênero | por |
dc.subject | Teaching sequence | eng |
dc.subject | Statistical literacy | eng |
dc.subject | Women | eng |
dc.subject | Gender equality | eng |
dc.title | Mulheres no cenário político brasileiro: uma sequência de ensino baseada no letramento estatístico | pt_BR |
dc.title.alternative | Women in the brazilian political scene: a teaching sequence based on statistical literacy | eng |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva apresentar uma sequência de ensino alicerçada teórico-metodologicamente no Letramento Estatístico, seguindo etapas do Ciclo Investigativo e tendo como foco a representatividade feminina na política brasileira. A sequência busca abordar um conjunto de componentes relativos ao Letramento Estatístico, tanto elementos do conhecimento quanto disposicionais, e o Ciclo Investigativo, composto por Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusões (PPDAC), ambos aplicados na discussão da temática em foco. Os resultados mostram que é possível, a partir de uma temática emergente, como a igualdade de gênero, desenvolver uma proposta voltada ao desenvolvimento do Letramento Estatístico. | pt_BR |
dc.description.local | Santos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CODAP - Artigos de periódicos DMA - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MulheresCenarioPoliticoBrasileiro.pdf | 355,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.