Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Silvânia da Silva-
dc.contributor.authorFerreira, Thatiany Rodrigues-
dc.contributor.authorVeríssimo, Thaís Emanuela de Oliveira-
dc.contributor.authorRosa, Jussara Santos-
dc.contributor.authorAmorim, Marta Élid-
dc.date.accessioned2025-07-23T19:52:19Z-
dc.date.available2025-07-23T19:52:19Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCOSTA, S. S. et al. Mulheres no cenário político brasileiro: uma sequência de ensino baseada no letramento estatístico. Paidéi@: revista científica de educação a distância, Santos, v. 16, n. 30, p. 365-380, 2024. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1639. Acesso em: 23 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6109-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22742-
dc.description.abstractThis work aims to present a teaching sequence theoretically-methodologically based on Statistical Literacy, following stages of the Investigative Cycle and focusing on female representation in Brazilian politics. The sequence seeks to address a set of components related to Statistical Literacy, both knowledge and dispositional elements, and the Investigative Cycle composed of Problem, Planning, Data, Analysis and Conclusions (PPDAC), both applied in the discussion of the topic in focus. The results show that it is possible, based on an emerging theme, such as gender equality, to develop a proposal aimed at the development of Statistical Literacy.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distânciapt_BR
dc.relation.ispartofPaidéi@: revista científica de educação a distânciapt_BR
dc.subjectSequência de ensinopor
dc.subjectLetramento estatísticopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectIgualdade de gêneropor
dc.subjectTeaching sequenceeng
dc.subjectStatistical literacyeng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectGender equalityeng
dc.titleMulheres no cenário político brasileiro: uma sequência de ensino baseada no letramento estatísticopt_BR
dc.title.alternativeWomen in the brazilian political scene: a teaching sequence based on statistical literacyeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva apresentar uma sequência de ensino alicerçada teórico-metodologicamente no Letramento Estatístico, seguindo etapas do Ciclo Investigativo e tendo como foco a representatividade feminina na política brasileira. A sequência busca abordar um conjunto de componentes relativos ao Letramento Estatístico, tanto elementos do conhecimento quanto disposicionais, e o Ciclo Investigativo, composto por Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusões (PPDAC), ambos aplicados na discussão da temática em foco. Os resultados mostram que é possível, a partir de uma temática emergente, como a igualdade de gênero, desenvolver uma proposta voltada ao desenvolvimento do Letramento Estatístico.pt_BR
dc.description.localSantospt_BR
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos
DMA - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MulheresCenarioPoliticoBrasileiro.pdf355,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.