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dc.contributor.authorMaia, Larissa Maria Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-31T13:49:46Z-
dc.date.available2025-07-31T13:49:46Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMaia, Larissa Maria Araújo. Do museu para a sala de aula : desenvolvimento de jogo didático baseado no acervo de artes visuais de Horácio Hora do Museu Histórico de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Artes Visuais) – Departamento de Artes Visuais e Design, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22789-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates the integration of education, art, and playfulness, focusing on the works of Horácio Hora belonging to the collection of the Historical Museum of Sergipe. The main objective is to develop a didactic game that connects theory and practice in a playful way, aiming to bring the museum closer to schools and spark students' interest in the art, history, and culture of Sergipe. The proposed didactic game seeks to stimulate young people's curiosity, strengthen cultural identity, and value the historical heritage of Sergipe. The methodology adopted combined bibliographic research, analysis of Horácio Hora's art collection, and graphic art, resulting in an educational and playful product for school-age children and adolescents. Test results demonstrated the positive impact of the game, confirming its ability to meet the educational needs of public schools and to serve as a bridge between the community and the local cultural heritage. By promoting a dialogue between the school community and the museum, the research encourages the recognition of museum spaces as places of collective memory, contributing to the formation of conscious citizens. The choice of the didactic game as a pedagogical strategy is justified by its ability to make learning more dynamic and engaging, aligning with the guidelines of contemporary education, which value interdisciplinarity and contextualization of teaching. The proposal aims to consolidate a pedagogical model that strengthens the ties between museum, school, and community, providing a meaningful and transformative learning experience for students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectJogo educativopor
dc.subjectRelação museu-escolapor
dc.subjectHorácio Horapor
dc.subjectProdução gráficapor
dc.subjectEducational gameeng
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectMuseum-school relationshipeng
dc.subjectHorácio Horaeng
dc.subjectGraphic productioneng
dc.subjectArtes (Sergipe)por
dc.subjectMuseu Histórico de Sergipepor
dc.titleDo museu para a sala de aula : desenvolvimento de jogo didático baseado no acervo de artes visuais de Horácio Hora do Museu Histórico de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Severo, Marjorie Garrido-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga a integração entre educação, arte e ludicidade, com foco nas obras de Horácio Hora pertencentes ao acervo do Museu Histórico de Sergipe. O objetivo principal é desenvolver um jogo didático que conecte teoria e prática de forma lúdica, visando aproximar o museu das escolas e despertar o interesse dos estudantes pela arte, história e cultura sergipana. O jogo didático proposto busca estimular a curiosidade dos jovens, fortalecer a identidade cultural e valorizar o patrimônio histórico de Sergipe. A metodologia adotada combinou pesquisa bibliográfica, análise do acervo de artes de Horácio Hora e arte gráfica, resultando em um produto educativo e lúdico para o público infanto-juvenil escolar. Os resultados dos testes evidenciaram o impacto positivo do jogo, confirmando sua capacidade de atender às necessidades educacionais das escolas públicas e de servir como uma ponte entre o coletivo e o patrimônio cultural local. Ao promover um diálogo entre a comunidade escolar e o museu, a pesquisa incentiva o reconhecimento do espaço museológico como um local de memória coletiva, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes. A escolha do jogo didático como estratégia pedagógica justifica-se por sua capacidade de tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, alinhando-se às diretrizes da educação contemporânea, que valorizam a interdisciplinaridade e a contextualização do ensino. A proposta visa consolidar um modelo pedagógico que fortaleça os laços entre museu, escola e comunidade, proporcionando uma experiência de aprendizagem significativa e transformadora para os estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentDAVD - Departamento de Artes Visuais e Design – Artes Visuais – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Artes Visuais e Design

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