Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22802
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ensino de tópicos de física moderna usando a temática de irradiação de alimentos
Autor(es): Curvelo, Elenice Santana
Data do documento: 25-Out-2024
Orientador: Santos, Laélia Pumilla Botelho Campos dos
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um Produto Educacional na forma de uma sequência didática destinada às turmas da 2a série do Ensino Médio. A temática central é a irradiação de alimentos, e a metodologia ativa escolhida é a Instrução por Pares (IpP), proposta por Mazur, aplicada com o auxílio do aplicativo Plickers. Durante o processo de ensino, os alunos foram incentivados a participar de debates relacionados ao tema, com a aplicação da IpP ao final de cada encontro. Adicionalmente, foram utilizados um jogo interativo intitulado “Qual Faixa?”, que explora o espectro eletromagnético; um espectrógrafo caseiro, construído junto com os alunos durante a aula; e uma maquete de ampola de raios X, para explicar como esses raios são produzidos. O ensino de tópicos de Física Moderna visa enriquecer a formação dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de competências valiosas, como a atualização científica, o estímulo ao interesse pela ciência, o aprimoramento do pensamento crítico e a preparação para o ensino superior. A escolha do tema da irradiação de alimentos se justifica por sua natureza interdisciplinar e relevância para a compreensão de conceitos e aplicações em diversas áreas, incluindo física, química, microbiologia, segurança alimentar, saúde pública, sustentabilidade e meio ambiente. A irradiação de alimentos, realizada por meio de radiação ionizante, visa aumentar a durabilidade dos produtos e reduzir os riscos de contaminação. Esta alternativa, segura e eficiente, mostra-se promissora para prolongar a vida útil dos alimentos e minimizar perdas nas colheitas. Por meio deste trabalho, espera-se que os estudantes se tornem agentes multiplicadores da importância da Física Moderna em nosso cotidiano, além de adquirirem o conhecimento de que a radiação ionizante é segura para diversos fins, desde que utilizada de maneira apropriada.
Abstract: This work aimed to develop an Educational Product in the form of a didactic sequence designed for 2nd-year high school classes. The central theme is Food Irradiation, and the active methodology chosen is Peer Instruction (PI), proposed by Mazur, applied with the help of the Plickers app. During the teaching process, students were encouraged to participate in debates related to the topic, with the application of PI at the end of each session. Additionally, an interactive game titled "Which Band?" was used to explore the electromagnetic spectrum, along with a homemade spectrograph built with the students during the lesson, and a model of an X-ray tube to explain how these rays are produced. Teaching Modern Physics topics aims to enrich students' education by promoting the development of valuable skills, such as scientific literacy, interest in science, critical thinking, and preparation for higher education. The choice of the food irradiation theme is justified by its interdisciplinary nature and relevance for understanding concepts and applications in various fields, including physics, chemistry, microbiology, food safety, public health, sustainability, and the environment. Food irradiation, carried out using ionizing radiation, aims to increase the shelf life of products and reduce contamination risks. This safe and efficient alternative proves promising in extending the shelf life of food and minimizing harvest losses. Through this work, it is expected that students will become multipliers of the importance of Modern Physics in our daily lives and acquire the knowledge that ionizing radiation is safe for various purposes, as long as it is used appropriately.
Palavras-chave: Ensino de física
Física moderna
Irradiação de alimentos
Radiação ionizante
Espectro eletromagnético
Teaching physics
Modern physics
Food irradiation
Ionizing radiation
Electromagnetic spectrum
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citação: CURVELO, Elenice Santana. Ensino de tópicos de física moderna usando a temática de irradiação de alimentos. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22802
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELENICE_SANTANA_CURVELO.pdf7,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.