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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22814
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Um framework conceitual para o desenvolvimento de trilhas digitais abertas de neoaprendizagens via design thinking |
Autor(es): | Galvão, Nadielli Maria dos Santos |
Data do documento: | 18-Jul-2025 |
Orientador: | Schneider, Henrique Nou |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Sergipe, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - linha de pesquisa “Tecnologias, Linguagens e Educação” - e no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GEPIED). Sua discussão se inicia com o fato de que o ciberespaço tem proporcionado diferentes modos de compartilhar e adquirir informações, possibilitando acesso rápido a recursos tanto para estudantes como para professores, incluindo aqueles que vivenciam a educação superior. Contudo, os professores universitários, em sua maioria, não possuem formação docente que os possibilite pensar em um processo que atenda às necessidades da atual conjuntura social. Porém, conhecer conceitos como Trilhas de Aprendizagem, Design Thinking, Neoaprendizagem, Recursos Educacionais Abertos Digitais pode trazer melhorias para as práticas dos docentes, bem como para a aprendizagem dos estudantes. Assim, neste estudo, propõe-se que os professores de cursos superiores trabalhem com seus estudantes por meio de uma estratégia que denomino, neste trabalho, de Trilhas Digitais Abertas de Neoaprendizagens. Estas podem ser conceituadas como uma estratégia de ensino-aprendizagem, andragógica, experiencial e expansiva, organizada em sequências didáticas que utilizam o Design Thinking como metodologia de ensino-aprendizagem, que visam o desenvolvimento de competências e a Transferência da Aprendizagem para as práticas profissionais, compartilhadas mediante uma licença aberta permitindo o uso, adaptação e remixagem por outros professores. Mas, considerando-se que boa parte dos professores do ensino superior não está familiarizada com tais conceitos, surge o questionamento norteador desta pesquisa, a saber: Como os professores de cursos superiores podem aplicar as Trilhas Digitais Abertas de Neoaprendizagens (via Design Thinking) como estratégia de ensino-aprendizagem? Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é propor um Framework Conceitual para o desenvolvimento de Trilhas Digitais Abertas de Neoaprendizagens (via Design Thinking) como estratégia de ensino-aprendizagem em cursos superiores. Para o alcance de tal desiderato, realizou-se uma pesquisa qualitativa, aplicada, pragmática e prescritiva, pautada no paradigma do Design Science e na metodologia do Design Science Research, em cinco etapas, a saber: definição do problema, desenvolvimento, validação, reflexão e comunicação. Como instrumentos de produção de dados, têm-se as revisões sistemáticas e bibliométricas da literatura, entrevistas e questionários. Para análise, fiz a opção pela Estatística Descritiva e Análise Textual Discursiva. O Framework, denominado NeoPath Thinking, foi validado por um grupo de quinze doutores com amplo conhecimento nas temáticas relacionadas ao produto desta Tese. Este seleto grupo considerou o artefato pertinente para o objetivo de apoiar professores de cursos universitários a realizarem um processo de ensino-aprendizagem em congruência com as demandas contemporâneas. Em seguida, foram convidados professores de cursos superiores para refletirem sobre as possibilidades e desafios de adotar o NeoPath Thinking e as Trilhas Digitais Abertas de Neoaprendizagens nos processos de ensino-aprendizagem. Do discurso dos 86 participantes desta etapa emergiram duas categorias finais, que sustentaram a Tese de que por meio da adoção do NeoPath Thinking na construção de Trilhas Digitais Abertas de Neoaprendizagens, professores e estudantes têm a possibilidade de adquirir novos conhecimentos inter/multidisciplinares (e quiçá transdisciplinares) e desenvolver competências relevantes na contemporaneidade, de modo significativo, experiencial e expansivo, vivenciando, assim, a Transferência da Aprendizagem para as práticas profissionais, colaborativamente, na tétrade professor-aluno-instituição-comunidade. |
Abstract: | This research was conducted at the Federal University of Sergipe, within the Graduate Program in Education, in the research line “Technologies, Languages, and Education” and in the Research Group on Informatics in Education (GEPIED). The discussion begins with the understanding that cyberspace has enabled different ways of sharing and acquiring information, allowing quick access to resources for both students and teachers, including those involved in higher education. However, most university professors do not have pedagogical training that enables them to design learning processes that meet the needs of the current social context. Nevertheless, becoming familiar with concepts such as Learning Paths, Design Thinking, Neolearning, and Digital Open Educational Resources can lead to improvements in teaching practices and student learning. Thus, this study proposes that university professors work with their students using a strategy referred to here as Open Digital Neolearning Paths. These can be conceptualized as a teaching-learning strategy, andragogical, experiential, and expansive—organized in didactic sequences that apply Design Thinking as a teaching-learning methodology. The aim is to foster the development of competencies and the Transfer of Learning to professional practices, shared under an open license that allows use, adaptation, and remixing by other educators. However, considering that many higher education professors are unfamiliar with such concepts, the guiding research question emerges: How can university professors apply Open Digital Neolearning Paths (via Design Thinking) as a teaching-learning strategy? Accordingly, the general objective of this research is to propose a Conceptual Framework for the development of Open Digital Neolearning Paths (via Design Thinking) as a teaching-learning strategy in higher education. To achieve this goal, a qualitative, applied, pragmatic, and prescriptive study was conducted, grounded in the Design Science paradigm and the Design Science Research methodology, following five stages: problem definition, development, validation, reflection, and communication. The data collection instruments included systematic and bibliometric literature reviews, interviews, and questionnaires. For data analysis, Descriptive Statistics and Discursive Textual Analysis were employed. The resulting Framework, called NeoPath Thinking, was validated by a group of fifteen PhDs with extensive expertise in the themes addressed by this dissertation. This selected group deemed the artifact relevant to the goal of supporting university professors in conducting a teaching-learning process aligned with contemporary demands. Subsequently, university professors were invited to reflect on the possibilities and challenges of adopting NeoPath Thinking and the Open Digital Neolearning Paths in their teaching-learning processes. From the discourse of the 86 participants in this stage, two final categories emerged, supporting the thesis that through the adoption of NeoPath Thinking in the construction of Open Digital Neolearning Paths, professors and students can acquire new inter/multidisciplinary (and possibly transdisciplinary) knowledge and develop competencies relevant to contemporary times in a meaningful, experiential, and expansive way. This process promotes the Transfer of Learning to professional practices collaboratively, within the tetrad of teacher-student-institution-community. |
Palavras-chave: | Educação Estudo e ensino superior Aprendizagem Prática de ensino Professores - formação Ensino - meios auxiliares Tecnologia educacional Neoaprendizagem Recursos educacionais abertos Trilhas de aprendizagem Design thinking Learning paths Neolearning Open educational resources |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GALVÃO, Nadielli Maria dos Santos. Um framework conceitual para o desenvolvimento de trilhas digitais abertas de neoaprendizagens via design thinking. 2025. 274 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22814 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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