Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22819
Tipo de Documento: Monografia
Título : Levantamento dos jovens com deficiência em uma escola pública de ensino médio no município de Simão Dias-SE
Autor : Oliveira, Anna Júlia Paiva de
Nascimento, Juliana Profeta do
Fecha de publicación : 13-mar-2025
Director(a): Reis, Stéphany Conceição Correia Alves Guedes
Resumen: Este estudo realizou um levantamento de jovens com deficiência e/ou transtorno e/ou sofrimento psíquico em uma escola pública de Simão Dias, Sergipe, buscando compreender o processo de inclusão escolar. Foram analisados os documentos levantados e produzidos por uma extensão universitária para compreender as trajetórias educacionais dos estudantes com deficiência de modo geral e sofrimento psíquico. Os resultados indicaram os desafios na identificação e suporte das pessoas com deficiências e/ou transtorno e/ou sofrimento psíquico, evidenciando a ausência de laudos de profissionais da área da saúde em muitos casos, o que dificultava as adaptações pedagógicas. Além disso, constatou-se as barreiras metodológicas do processo ensino-aprendizagem, o preconceito e a falta de recursos para lidar com esses jovens, o que, de certa forma, pode ter comprometido a experiência escolar no ano em que a extensão universitária foi realizada. Observou-se também uma lacuna na comunicação entre os alunos e a gestão escolar, afetando o acesso a serviços especializados. Apesar da infraestrutura acessível, a oferta de materiais adaptados e atendimento especializado era insuficiente. Sendo assim, conclui-se que há necessidade de formação docente, conscientização da comunidade escolar e a ampliação de políticas de inclusão, visando um ambiente mais acolhedor e equitativo e a educação plena dos jovens com deficiência e/ou transtornos e/ou sofrimento psíquico.
Resumen : This study conducted a survey of young people with disabilities and/or mental disorders and/or suffering in a public school in Simão Dias, Sergipe, seeking to understand the process of school inclusion. The documents collected and produced by a university extension were analyzed to understand the educational trajectories of students with disabilities in general and mental disorders. The results indicated the challenges in identifying and supporting people with disabilities and/or mental disorders and/or suffering, evidencing the absence of reports from health professionals in many cases, which made pedagogical adaptations difficult. In addition, methodological barriers in the teaching-learning process, prejudice and lack of resources to deal with these young people were noted, which, in a certain way, may have compromised the school experience in the year in which the university extension was carried out. A gap in communication between students and school management was also observed, affecting access to specialized services. Despite the accessible infrastructure, the supply of adapted materials and specialized care was insufficient. Therefore, it is concluded that there is a need for teacher training, awareness of the school community and the expansion of inclusion policies, aiming at a more welcoming and equitable environment and the full education of young people with disabilities and/or disorders and/or psychological distress.
Palabras clave : Pessoa com deficiência
Sofrimento psíquico
Inclusão escolar
Transtornos mentais
Escola
Person with a disability
Psychic suffering
School inclusion
Mental disorders
School
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial
Citación : OLIVEIRA, Anna Júlia Paiva de; NASCIMENTO, Juliana Profeta do. Levantamento dos jovens com deficiência em uma escola pública de ensino médio no município de Simão Dias-SE. 2025. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22819
Aparece en las colecciones: Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Anna_Julia_Paiva_Oliveira&Juliana_Profeta_Nascimento.pdf323,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.