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dc.contributor.authorJesus, Stephane Santos de-
dc.date.accessioned2025-08-06T13:54:41Z-
dc.date.available2025-08-06T13:54:41Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationJESUS, Stephane Santos de. Estudo documental sobre a extensão universitária “cuidado ativo e democrático: apoio ao retorno e a permanência de jovens à/na escola no contexto (pós)pandêmico”. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22831-
dc.description.abstractSchool dropout is an old phenomenon that involves the act of leaving or abandoning school. This fact, in addition to being recurrent, puts pressure on the educational field in Brazil. Given this, it is necessary to create new strategies to address this problem, which has been exacerbated by the Covid-19 pandemic, especially with regard to school dropout among socially vulnerable young people and those attending public schools. Based on this scenario, this study sought to describe the actions of a university extension called “Active and Democratic Care: support for the return and permanence of young people to/in school in the (post)pandemic context” carried out by the Federal University of Sergipe, Lagarto Campus, from August 2023 to August 2024 at a high school located in the city of Simão Dias-SE. To this end, documents related to the work carried out were analyzed, such as reports made available in the Integrated Academic Activities Management System - SIGAA and by the extension coordinator, as well as field diaries made available by the extension workers. The documents collected were analyzed and comprise the results of this study. The data showed that among the reasons for school absence, the most prominent were the need to work, the difficulty in following remote classes, teenage pregnancy and lack of motivation in general, with the Covid-19 pandemic being a factor that directly impacted the relationship between students and school. Despite the work carried out by the extension regarding the active search for young people who have dropped out, the monitoring of young people at risk of dropping out and the constant negotiations with school management for the return and permanence of young people in/at school, more actions and engagement from the State and civil society are still needed to guarantee basic education for all.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacional socialpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEvasão Escolarpor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectSocial Occupational Therapyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSchool dropoutseng
dc.subjectYoung peopleeng
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.titleEstudo documental sobre a extensão universitária “cuidado ativo e democrático: apoio ao retorno e a permanência de jovens à/na escola no contexto (pós)pandêmicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Stéphany Conceição Correia Alves Guedes-
dc.description.resumoA evasão escolar é um fenômeno antigo que compreende o ato de sair ou abandonar a escola. Esse fato além de ser recorrente, tensiona o campo educacional no Brasil. Diante disso, é necessário criar novas estratégias para enfrentar essa problemática, que foi acentuada com a pandemia de Covid-19, principalmente no que diz respeito à evasão escolar de jovens em vulnerabilidade social e de escola pública. A partir desse cenário, este estudo buscou descrever as ações de uma extensão universitária denominada “Cuidado Ativo e Democrático: apoio ao retorno e permanência de jovens à/na escola no contexto (pós)pandêmico” realizada pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto durante o período de agosto de 2023 a agosto de 2024 em uma escola de ensino médio localizada na cidade de Simão Dias-SE. Para tanto, foram analisados documentos referentes aos trabalhos realizados, sendo estes, relatórios disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA e pela coordenação da extensão, bem como os diários de campos disponibilizados pelos extensionistas. Os documentos levantados foram analisados e compõem os resultados deste estudo. Os dados mostraram que dentre os motivos para o afastamento escolar, sobressai a necessidade de trabalhar, a dificuldade para acompanhar as aulas remotas, a gravidez na adolescência e falta de motivação em geral, sendo a pandemia de Covid-19 um fator que impactou diretamente a relação dos alunos com a escola. Apesar do trabalho realizado pela extensão no tocante a busca ativa dos jovens evadidos, o acompanhamento dos jovens em risco de abandono e as constantes negociações com a gestão escolar para o retorno e permanência dos jovens à/na escola, ainda são necessários mais ações e engajamento do Estado e da sociedade civil para garantir a educação básica para todos.pt_BR
dc.publisher.departmentDTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal De Sergipept_BR
dc.description.localLagarto,SEpt_BR
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