Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22837
Tipo de Documento: Tese
Título : Leitura e compreensão de textos multimodais: análise do gênero infográfico por meio da técnica de rastreamento ocular
Autor : Leal, Vanesca Carvalho
Fecha de publicación : 21-feb-2025
Director(a): Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Co-Director(a): Herrera, Hector Julian Tejada
Resumen: Pesquisas sobre leitura multimodal em infográficos destacam a natureza não linear, uma vez que o leitor teria autonomia para definir o percurso da leitura. Contrariando essa ideia, este estudo discute que essa não é uma tarefa aleatória entre os leitores, em tese, defende-se que há padrões de seleção de informações. Desse modo, questiona-se de que forma a organização e o conteúdo influenciam os padrões de seleção de informações no processamento cognitivo da leitura do gênero infográfico? O objetivo geral é verificar a ordem do processamento de informações do gênero multimodal infográfico, observando, por meio de testes, em situações controladas, o modo como se dá a articulação entre os elementos linguísticos e os elementos visuais mobilizados no desenvolvimento da leitura e da compreensão. De natureza quantitativa e experimental, o estudo reúne pressupostos teóricos acerca do funcionamento do cérebro – Dehaene (2012; 2013); leitura e compreensão de textos – Perfetti (1999), Perfetti et al. (2013), Perfetti; Hélder (2022); integração verbo-imagética – Isola-Lanzoni (2022), Kress; Van Leeuwen; leitura de textos multimodais – Farhat; Gonçalves-Segundo (2022), Paiva (2009; 2011; 2013) e Ribeiro (2016); – e sobre rastreamento ocular e multimodalidade – Fragoso (2015), Liang (2013), Majooni et al. (2017) e Ströhl et al. (2017). Analisa-se o papel do alinhamento e o tipo de predomínio de informação, em dois experimentos realizados de maneiras independentes. O primeiro utiliza a técnica de rastreamento ocular em 18 estímulos apresentados de forma randomizada a 76 estudantes da UFS. Os movimentos oculares dos participantes foram monitorados com um rastreador ocular Tobii T120. Neste experimento, foram identificados cinco resultados principais: (1) o alinhamento vertical corresponde ao padrão de leitura – a leitura inicia da esquerda para a direita e de cima para baixo; (2) infográficos com conteúdo verbal e alinhamento vertical mostraram maior frequência de fixações e maior tempo de olhar nas áreas de interesse, em comparação com outros alinhamentos. Por outro lado, infográficos com conteúdo visual apresentam menor duração do olhar, independentemente do alinhamento; (3) há um percurso de leitura preferencial dos leitores ao ler infográficos – os universitários tendem a seguir uma ordem específica entre as diferentes seções do texto, especialmente em alinhamento vertical. Em textos alinhados horizontalmente e verticalmente, há diferenças no tempo de fixação entre as partes. Todavia, no alinhamento radial há uma tendência em distribuir a atenção uniformemente; (4) a posição da imagem impacta a atenção do leitor. Contudo, esses impactos podem sofrer influência a depender do tipo de imagem utilizada e do tipo de alinhamento do infográfico; (5) conteúdos com emoções mais intensas podem alterar, em alguns casos, a rota de leitura, porém os resultados sugerem que o alinhamento vertical é menos sensível a essa variação. O segundo teste avaliou a compreensão leitora de infográficos, em 16 estímulos, distribuídos em um quadrado latino, que foram apresentados a 155 graduandos da UFS. O experimento foi produzido por meio do software Lab.Js (Henninger et al. 2022) e gerenciado através do software JATOS (Lange et al., 2015). Os resultados sugerem que a organização e o tipo de predomínio de informação influenciam o desempenho dos participantes na compreensão dos infográficos. Ademais, infográficos com conteúdo verbal e alinhamento vertical possuem um maior número de acertos em comparação com o conteúdo visual e alinhamento horizontal. Além disso, o tempo de leitura é maior nos infográficos com alinhamento horizontal e naqueles com predominância de informação visual. Diante disso, a pesquisa se torna relevante porque aponta a influência da organização e do conteúdo no processamento de informações durante a leitura e a compreensão de infográficos. Os resultados obtidos podem contribuir especialmente para profissionais do design, educadores e pesquisadores interessados na interconexão entre cognição, leitura e multimodalidade.
Resumen : Research about multimodal reading in infographics highlight the non-linear nature, since the reader would have autonomy to define the route of the reading. Contrary to this idea, this study argues that the selection of information is not a random task among readers. It is proposed that there are patterns in how information is selected. Thus, the study questions how do organization and content influence the patterns of information selection in the cognitive processing of reading the infographic genre? The general objective is to examine the order of information processing in the multimodal infographic genre, by testing, under controlled conditions, how the articulation of linguistic and visual elements contributed to the process of reading and comprehension. Quantitative and experimental in its nature, the study gathers theoretical presuppositions about the brain functioning – Dehaene (2012; 2013); reading and comprehension of texts – Perfetti (1999), Perfetti et al. (2013), Perfetti; Hélder (2022); imagetext integration – Isola-Lanzoni (2022), Kress; Van Leeuwen; multimodal texts reading – Farhat; Gonçalves-Segundo (2022), Paiva (2009; 2011; 2013) and Ribeiro (2016); – and about eye tracking and multimodality – Fragoso (2015), Liang (2013), Majooni et al. (2017) and Ströhl et al. (2017). The role of alignment and the type of predominance of information is analyzed in two experiments done independently. The first utilizes the eye tracking technic in 18 stimuli presented randomly to 76 students at the Federal University in Sergipe. The participants eye movements were monitored with a Tobii T120 eye tracker. In this experiment, five main results were identified: (1) the vertical alignment corresponds to the reading pattern – reading begins from top to bottom and from left to right; (2) infographics with verbal content and vertical alignment showed a higher frequency of staring and time looking at areas of interest, in comparison with other alignments. On the other hand, infographics with visual content present less looking time, no matter the alignment; (3) there is a preferred reading path for readers when interpreting infographics – university students tend to follow a specific order among the different sections of the text, especially in vertical alignment. In texts aligned both horizontally and vertically, there are differences in the fixation time between the sections. However, in radial alignment there is a tendency to distribute attention evenly; (4) the position of the image impacts on the attention of the reader. Nonetheless, these impacts may be influenced depending on the type of image used and the type of infographic alignment; (5) content with intense emotion may alter, in some cases, the reading path; however, the results suggest that vertical alignment is less sensitive to that variation. The second test evaluated the reading comprehension of infographics, in 16 stimuli, distributed in a Latin square, which were presented to 155 graduate students at the Federal University in Sergipe. The experiment was produced by the Lab.Js software (Henninger et al. 2022) and managed by the JATOS software (Lange et al., 2015). The results suggest that the organization and the type of predominant information influence the performance of the participants in the comprehension of the infographics. Moreover, the reading time is longer for infographics with horizontal alignment and those with a predominance of visual information. In this context, the research becomes relevant as it highlights the influence of organization and content on information processing during the reading and comprehension of infographics. The results obtained can be particularly valuable for design professionals, educators and researchers who are interested in the interconnection among cognition, reading and multimodality.
Palabras clave : Leitura
Compreensão na leitura
Modalidade (Linguística)
Infográfico
Leitura e compreensão multimodal
Rastreamento ocular
Infographic
Reading and multimodal comprehension
Eye tracking
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Letras
Citación : LEAL, Vanesca Carvalho. Leitura e compreensão de textos multimodais: análise do gênero infográfico por meio da técnica de rastreamento ocular. 2025. 189 f. Tese (Doutorado em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22837
Aparece en las colecciones: Doutorado em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VANESCA_CARVALHO_LEAL.pdf11,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.