Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Gleice Ane-
dc.date.accessioned2025-08-08T19:13:40Z-
dc.date.available2025-08-08T19:13:40Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Gleice Ane. Uma grounded theory: análise da cobertura jornalística da escola pública sergipana nas emissoras TV Atalaia e TV Sergipe (2019-2022). 2024. 205 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22842-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to understand how the image of public schools in Sergipe is constructed in the media. The analysis was based on news coverage between 2019 and 2022 on TV Atalaia and TV Sergipe. The methodology used was Grounded Theory. In Brazil, this method is also called data-based theory and grounded theory. GT has a research process flow that organizes a set of procedures that support its operationalization. With GT, the researcher collects the data, analyzes it and builds the theory. The research also investigates how this coverage takes place and what is the view of the professionals who produce the stories about public schools. The methodological approach to this work also involves bibliographical research, interviews and analysis of TV news programs. The data was systematized using Nvivo and Iramuteq software. According to the results, both broadcasters covered the news by associating the violence inherent in public schools. Another finding is that the COVID-19 pandemic has protected schools from this violent and continuous coverage. During this period there was a hiatus in violence-related stories about public schools, thus increasing the number of positive stories about them. The results of the analysis also show that TV Atalaia provided more coverage of violence and demands for improvements from the school community. TV Sergipe, on the other hand, gave more space to pedagogical projects developed in schools, as well as students' achievements, such as passing the Enem exam. However, TV Sergipe didn't rule out violence in public schools, and in the stories it analyzed about demands for infrastructure improvements, it cited violence data. We also detected who speaks for and to public schools on TV stations: the education departments, the third sector and even the police.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectTV Atalaiapor
dc.subjectTV Sergipepor
dc.subjectGrounded theoryeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.titleUma grounded theory: análise da cobertura jornalística da escola pública sergipana nas emissoras TV Atalaia e TV Sergipe (2019-2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.licenseNÃO uso comercial. Não modificação: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Maíra Carneiro Bittencourt-
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender como se dá a construção da imagem da escola pública sergipana na mídia. A análise foi realizada a partir da cobertura editorial entre os anos de 2019 e 2022, nas emissoras TV Atalaia e TV Sergipe. A metodologia utilizada foi a Grounded Theory. No Brasil, esse método é chamado também de teoria fundamentada em dados e teoria fundada. A GT tem um fluxo de processo de investigação que organiza um conjunto de procedimentos que sustentam sua operacionalização. Com a GT, o pesquisador coleta os dados, analisa-os e constrói a teoria. A pesquisa ainda investiga como se dá essa cobertura e qual é a visão dos profissionais que produzem as pautas sobre a escola pública. O percurso metodológico de construção deste trabalho envolve também pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise de telejornais. Os dados foram sistematizados por meio dos softwares Nvivo e Iramuteq. De acordo com os resultados, ambas as emissoras realizaram cobertura jornalística associando a violência inerente à escola pública. Outro achado aponta para uma cobertura propositiva de que a pandemia da covid-19 protegeu a escola dessa cobertura violenta e contínua. Nesse período houve um hiato de matérias de violência relacionadas a escolas públicas, elevando assim a veiculação de matérias positivas sobre elas. Nos resultados das análises pôde-se constatar também que a TV Atalaia oportunizou com mais tempo de cobertura pautas envolvendo violência e reivindicação por melhorias da comunidade escolar. Já a TV Sergipe deu mais espaço na grade a projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas, além das conquistas dos estudantes, a exemplo da aprovação no Enem. No entanto, a TV Sergipe não afastou a pauta de violência das escolas públicas e, em matérias analisadas versando sobre reivindicação por melhorias de infraestrutura, citava dados de violência. Detectamos também quem fala pela e para as escolas públicas nas emissoras de TV: as secretarias de educação, o terceiro setor e até a polícia.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEICE_ANE_QUEIROZ.pdf4,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.