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dc.contributor.authorSantos, José Elyton Batista dos-
dc.date.accessioned2025-08-11T19:22:40Z-
dc.date.available2025-08-11T19:22:40Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, José Elyton Batista dos. Formação de professores de matemática com tecnologias digitais: compreensões, experiências e processos ecossistêmicos. 2024. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22853-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo geral compreender os processos formativos experienciados pelos estudantes do Departamento de Matemática (DMA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), relacionando-os ao ensino e às aprendizagens com tecnologias digitais. A formação inicial de professores apresenta elementos complexos pela imersão da profissão nos contextos cultural, social, político, científico e tecnológico que implicam nos saberes e fazeres da docência na sociedade e nas instituições de ensino superior (IES). O contexto institucional deste estudo envolve o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), especificamente, na área de Educação e linha de pesquisa Formação e Prática Docente, vinculado ao projeto em rede “Formação de Professores, Saberes, Práticas Educativas no Campo da Pesquisaintervenção” do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES). Epistemologicamente, fundamenta-se na abordagem da complexidade por emergir dos diferentes fenômenos sociais, estabelecendo inter-relações entre múltiplas perspectivas e os diversos aspectos da realidade. Trata-se, ainda, de uma investigação qualitativa, de cunho empírico, por envolver valores, fatos e significados acerca das subjetividades dos atores envolvidos nesta tese. A metodologia da pesquisa-intervenção foi escolhida pela possibilidade de ressignificação das práticas pedagógicas, enfatizando as inter-relações entre sujeitos e objeto, ambiências (auto)formativas e produção de conhecimento, teoria e prática. Os participantes deste trabalho foram 29 licenciandos, do segundo ao oitavo período, vinculados ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do DMA/UFS. Um itinerário formativo, com 35 horas de carga horária, foi desenvolvido com encontros on-line e presencial, potencializando a produção de dados e informações por meio dos dispositivos da memória educativa e dos registros no Padlet. O corpus de análise foi trabalhado à luz das noções subsunçoras, em movimentos de idas e vindas com as operações cognitivas, buscando o (re)agrupamento das unidades de significação em temas e campo. A análise documental revelou que os projetos pedagógicos de cursos de formação inicial em Matemática dependem de um conhecer fazer que vai além da inclusão de disciplinas com competências tecnológicas e de ensinar com softwares matemáticos. Isso envolve repensar não só os conteúdos, mas também a epistemologia das práticas e as metodologias de aprendizagens. Ao envolver ações que valorizam o entrelaçamento entre os diversos elementos educacionais, a formação docente passa a ser um campo de permanente inovação, capaz de atender às demandas contemporâneas da educação e, ao mesmo tempo, rompem com práxis reducionistas. Além disso, os achados evidenciaram a tese de que a formação inicial docente na área de Matemática requer a apropriação das tecnologias digitais em processos ecossistêmicos que considerem atos conectivos, compreensões, experiências em redes colaborativas de aprendizagens e espaços de experimentação de coexistência entre humanos e não humanos. O exercício dessa profissão deve perpassar pelos contextos acadêmicos, sociais, culturais e econômicos em que a trajetória dos licenciandos seja constituída numa interação auto-heteroecoformativa.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectProfessores – formaçãopor
dc.subjectMatemática – estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEnsino – meios auxiliarespor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProcessos formativospor
dc.subjectInterfaces digitaispor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMathematics teaching degreeeng
dc.subjectpedagogical practiceseng
dc.subjectFormative processeseng
dc.subjectDigital interfaceseng
dc.titleFormação de professores de matemática com tecnologias digitais: compreensões, experiências e processos ecossistêmicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Marilene Batista da Cruz-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo geral compreender os processos formativos experienciados pelos estudantes do Departamento de Matemática (DMA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), relacionando-os ao ensino e às aprendizagens com tecnologias digitais. A formação inicial de professores apresenta elementos complexos pela imersão da profissão nos contextos cultural, social, político, científico e tecnológico que implicam nos saberes e fazeres da docência na sociedade e nas instituições de ensino superior (IES). O contexto institucional deste estudo envolve o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), especificamente, na área de Educação e linha de pesquisa Formação e Prática Docente, vinculado ao projeto em rede “Formação de Professores, Saberes, Práticas Educativas no Campo da Pesquisaintervenção” do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES). Epistemologicamente, fundamenta-se na abordagem da complexidade por emergir dos diferentes fenômenos sociais, estabelecendo inter-relações entre múltiplas perspectivas e os diversos aspectos da realidade. Trata-se, ainda, de uma investigação qualitativa, de cunho empírico, por envolver valores, fatos e significados acerca das subjetividades dos atores envolvidos nesta tese. A metodologia da pesquisa-intervenção foi escolhida pela possibilidade de ressignificação das práticas pedagógicas, enfatizando as inter-relações entre sujeitos e objeto, ambiências (auto)formativas e produção de conhecimento, teoria e prática. Os participantes deste trabalho foram 29 licenciandos, do segundo ao oitavo período, vinculados ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do DMA/UFS. Um itinerário formativo, com 35 horas de carga horária, foi desenvolvido com encontros on-line e presencial, potencializando a produção de dados e informações por meio dos dispositivos da memória educativa e dos registros no Padlet. O corpus de análise foi trabalhado à luz das noções subsunçoras, em movimentos de idas e vindas com as operações cognitivas, buscando o (re)agrupamento das unidades de significação em temas e campo. A análise documental revelou que os projetos pedagógicos de cursos de formação inicial em Matemática dependem de um conhecer fazer que vai além da inclusão de disciplinas com competências tecnológicas e de ensinar com softwares matemáticos. Isso envolve repensar não só os conteúdos, mas também a epistemologia das práticas e as metodologias de aprendizagens. Ao envolver ações que valorizam o entrelaçamento entre os diversos elementos educacionais, a formação docente passa a ser um campo de permanente inovação, capaz de atender às demandas contemporâneas da educação e, ao mesmo tempo, rompem com práxis reducionistas. Além disso, os achados evidenciaram a tese de que a formação inicial docente na área de Matemática requer a apropriação das tecnologias digitais em processos ecossistêmicos que considerem atos conectivos, compreensões, experiências em redes colaborativas de aprendizagens e espaços de experimentação de coexistência entre humanos e não humanos. O exercício dessa profissão deve perpassar pelos contextos acadêmicos, sociais, culturais e econômicos em que a trajetória dos licenciandos seja constituída numa interação auto-heteroecoformativa.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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