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Tipo de Documento: Monografia
Título: Os Critérios de noticiabilidade na seleção de conteúdos na editoria de moda do site Vogue Brasil
Autor(es): Monteiro, Maria Fernanda de Oliveira
Data do documento: 26-Mai-2025
Orientador: Hansen, Messiluce da Rocha
Resumo: O jornalismo de moda é uma segmentação jornalística que tem suas raízes na imprensa categorizada como feminina, ou seja, aquela que tem como pauta assuntos considerados “de mulher”. Com as transformações da sociedade moderna e as mudanças dos assuntos de interesse público, a editoria específica de moda tomou lugar nas prateleiras das revistas impressas e culminou na existência das populares revistas de moda. O trabalho buscou identificar e descrever os critérios de noticiabilidade presentes no conteúdo publicado na editoria de moda do site da Vogue Brasil, adaptação digital de uma das revistas de moda mais notórias no país. Para isso, foi utilizado como base teórica os conceitos do jornalismo, jornalismo de moda, newsmaking, critérios de noticiabilidade e valores-notícias. A metodologia adotada foi a da análise de conteúdo e o corpus da pesquisa é composto por 18 matérias publicadas entre o período de 24 de fevereiro a 4 de março de 2025. A análise do material permitiu concluir que a editoria de moda da Vogue Brasil produz um conteúdo baseado em notícias, reportagens e entrevistas, em sua maioria, de celebridades. Além disso, a revista utiliza o jornalismo de moda para incentivar o consumo em seu público leitor, que é composto, majoritariamente, por mulheres adultas de classe alta. A pesquisa trouxe evidências que confirmam a hipótese de que apesar de utilizar valores-notícia característicos do jornalismo de moda e tradicionais, bem como formatos e linguagens jornalísticas, o conteúdo da editoria de moda do site da revista Vogue Brasil avança para a produção de um tipo de jornalismo orientado para o consumo, vinculando-o às tendências de moda e às celebridades-personagens das matérias e atuando numa fronteira tênue entre jornalismo e publicidade.
Abstract: Fashion journalism is a journalistic segmentation that has its roots on women’s press, which is all press that has an agenda of subjects considered “women’s issues”. With all the transformations in modern society and changes of subjects of public interest, specific fashion editorial took place in shelves of printed magazines and culminated in the existence of popular fashion magazines. This work aims to identify and describe the newsworthiness criteria present in the fashion editorial of the website Vogue Brasil, digital adaptation of one of the most notorious magazines in the fashion industry. In order to complete this objective, concepts of journalism, fashion journalism, newsmaking, newsworthiness criteria and news-values were used as theorical basis for this research. The methodology adopted was content analysis and the research corpus is composed of 18 journalistic articles published in a period of nine days, between february 24 and march 4th of the year of 2025. The analysis of the material has concluded that the fashion editorial of Vogue Brasil produces a content based on news, reports and interviews mainly of celebrities. Furthermore, the magazine uses fashion journalism to encourage consumption in its reader audience, which is composed, mostly, of upper class adult women. The reserch provided evidence that confirms the hypothesis that besides using tradicional and specific news-values, as well as journalistic language, the content published in the fashion editorial of the Vogue Brasil website contains a type of journalism oriented towards consumption, linking it to fashion trends and celebrities that are characters of the journalistic articles and creating a thin line between journalism and advertising.
Palavras-chave: Jornalismo
Ensino superior (UFS)
Moda (Revista)
Jornalismo impresso
Vogue Brasil (Revista de moda)
Editoração (Revista)
Fashion journalism
Fashion magazines
Vogue Brasil
Newsworthiness criteria
News-values
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencial
Citação: Monteiro, Maria Fernanda de Oliveira. Os Critérios de noticiabilidade na seleção de conteúdos na editoria de moda do site Vogue Brasil. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22907
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