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dc.contributor.authorNascimento, Edlaine Cruz do-
dc.date.accessioned2025-08-15T12:32:48Z-
dc.date.available2025-08-15T12:32:48Z-
dc.date.issued2025-04-20-
dc.identifier.citationNascimento, Edlaine Cruz do. Todo mundo usa? : o lugar do ambulante na construção do popular nas Havaianas. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22912-
dc.description.abstractThis study investigates how the concept of "popular" is represented in Havaianas' advertising campaigns between the 1980s and 2020, focusing on the construction of the street vendor figure. The debate on the representation of the working-class population in advertising is not new but has gained new layers in the era of social media, which has amplified the voices of these communities while also challenging how their cultural expressions are commercially appropriated. The chosen approach, centered on the street vendor, highlights the ambiguities in the construction of "popular" within the brand’s discourse, revealing how Brazilian identity is used to reinforce—or not—its image. By analyzing Havaianas' discursive strategies, this research aims to understand how the brand shapes and disseminates the notion of the popular, questioning the authenticity of these representations and their role in fostering a cultural diversity that is truly fair and representative.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectPopular (Cultura popular)por
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectHavaianas (Calçados)por
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectCultura brasileirapor
dc.subjectPopulareng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectHavaianaseng
dc.subjectStereotypeseng
dc.subjectBrazilian cultureeng
dc.titleTodo mundo usa? : o lugar do ambulante na construção do popular nas Havaianaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Vilas Bôas, Valéria Maria-
dc.description.resumoEste trabalho investiga como o popular é representado nas campanhas publicitárias da Havaianas entre as décadas de 1980 e 2020, com foco na construção da figura do ambulante. O debate sobre a representação das classes populares na publicidade não é novo, mas tem ganhado novas camadas na era das redes sociais, que abriu espaço para a amplificação das vozes dessa população, além de tensionar a forma como suas expressões culturais são utilizadas comercialmente. A escolha do recorte, focada no vendedor de rua, permite observar as ambiguidades presentes na construção do popular, através da marca, evidenciando como esse a brasilidade é utilizada para reforçar, ou não, sua identidade. Ao analisar as estratégias discursivas da Havaianas, a pesquisa busca compreender como a marca molda e dissemina a imagem do popular, questionando a autenticidade dessas representações e sua relevância na construção de uma diversidade cultural que seja, de fato, mais justa e representativa.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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