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dc.contributor.authorSantana, Annye Beatriz Cabral-
dc.date.accessioned2025-08-18T13:21:27Z-
dc.date.available2025-08-18T13:21:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTANA, Annye Beatriz Cabral. Conhecimento e juízo de discentes de medicina da Universidade Federal de Sergipe sobre doação de órgãos. 2023. 54f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22928-
dc.description.abstractIntroduction: In Brazil, organ donation occurs either at intervals or after the diagnosis of Brain Death, with the family’s consent required. However, the lack of information, the dissemination of myths and lack of preparation of the team, contribute to hinder this process. Objective: this study seeks to assess the knowledge of medical students from a federal university in the northeast of the country about organ donation. Methodology: This is a cross-sectional, observational and descriptive study, developed at the Federal University of Sergipe from March 2022 to February 2023, through an online questionnaire, adapted from the study of Galvão et al. (2007) by acceptance of the academics interested in participating. Results: The responses of 242 academics were analyzed. The data collected show that 81.7% consider their knowledge about the terrible, bad or regular donation, 90% believe that the theme should be existing subject at graduation. About the intention to be a donor, 90.5% have intention and 9.5% do not want. Of those who do not want the main reasons listed were fear (60.9%), they simply did not want (17.4%), religious (8.7%) and misinformation (8.7%). Discussion: Although 81.7% of respondents consider their knowledge inefficient, they maintain a high rate of desire for organ donation, totaling 90.5%. When comparing the knowledge of students in relation to their year of course, it is noted that at the end of the medical course there are no improvements in the rates that refer to knowledge and that the sex of the participants did not significantly influence the responses. Conclusion: The implementation of the medical curriculum, with sporadic classes or courses on the subject, aiming at the construction and consolidation of knowledge is an imperative. It can be seen that most of the reasons listed for refusal of donation are easily modified with education and training of professionals.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDoação de órgãospor
dc.subjectDoação de tecidospor
dc.subjectTransplante de órgãopor
dc.subjectAcadêmicos de medicinapor
dc.subjectTissue and organ procurementeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectMedical studentseng
dc.subjectSurveys or questionnaireseng
dc.titleConhecimento e juízo de discentes de medicina da Universidade Federal de Sergipe sobre doação de órgãospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Makson Gleydson de Brito-
dc.description.resumoIntrodução: No Brasil, a doação de órgãos ocorre intervivos ou após o diagnóstico de morte encefálica, tendo como obrigatório o consentimento da família sua realização. No entanto, a falta de informação, a disseminação de mitos e falta de preparo da equipe, contribuem para dificultar este processo. Objetivo: este estudo busca avaliar o conhecimento dos acadêmicos do curso de medicina, de uma universidade federal do nordeste do país a respeito da doação de órgãos. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter transversal, observacional e descritivo, desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe de março de 2022 a fevereiro de 2023, através de questionário online, adaptado do estudo de Galvão et al. (2007), mediante aceitação dos acadêmicos interessados em participar. Resultados: Foram analisadas as respostas de 242 acadêmicos. Os dados levantados mostram que 81,7% considera seu conhecimento a respeito da doação péssimo, ruim ou regular, 90% acredita que o tema deveria ser matéria existente na graduação. Sobre a intenção de ser doador, 90,5% tem intenção e 9,5% não desejam. Dos que não desejam os principais motivos elencados foram medo (60,9%), simplesmente não queriam (17,4%), religiosos (8,7%) e desinformação (8,7%). Discussão: Apesar de 81,7% dos entrevistados consideram seu conhecimento ineficiente, os mesmos mantêm alta taxa de desejo de doação de órgãos, totalizando 90,5%. Ao comparar o conhecimento dos estudantes em relação ao seu ano de curso, tem-se que ao final do curso de medicina não são observadas melhorias nas taxas que se referem ao conhecimento e que o sexo dos participantes não influenciou significativamente nas respostas. Conclusão: A implementação do currículo médico, com aulas ou cursos esporádicos sobre o tema, visando a construção e consolidação do conhecimento é uma imperativa. Pode-se perceber que a maior parte dos motivos elencados para a recusa da doação são facilmente modificados com educação e treinamento dos profissionais.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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