Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Ana Beatriz Lopes Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-18T15:02:59Z-
dc.date.available2025-08-18T15:02:59Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Ana Beatriz Lopes Oliveira. Observações sobre cinema experimental de Maya Deren: análise dos filmes Meshes of the Afternoon (1943) e At Land (1944). 2025. 101 f. Dissertação (Mestrado interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22933-
dc.description.abstractThis Master's degree dissertation investigates the main techniques used in Maya Deren's cinema, analyzing its aesthetic and narrative attributes to understand the construction of cinematic language and narrative of Maya Deren in Meshes of the Afternoon (1943) and At Land (1944). To achieve this, a historical overview of experimental cinema is presented, discussing its emergence, development, and differentiation from commercial cinema. Subsequently, the mechanisms through which Deren manipulates imagery and editing to construct meaning are explored, breaking with traditional linearity and creating sensory and symbolic experiences. The analysis of both films highlights the use of repetition, fragmentation of time and space, bodily performance, and innovative visual resources that define her work.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinema experimentalpor
dc.subjectCinema - Estéticapor
dc.subjectLinguagem cinematográficapor
dc.subjectCinema- Montagempor
dc.subjectMaya Derenpor
dc.subjectExperimental cinemaeng
dc.subjectCinematic languageeng
dc.subjectEditingeng
dc.subjectCinematic eestheticseng
dc.titleObservações sobre cinema experimental de Maya Deren: análise dos filmes Meshes of the Afternoon (1943) e At Land (1944)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Damyler Ferreira-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as principais técnicas utilizadas no cinema de Maya Deren, analisando suas características estéticas e narrativas para compreender a construção da linguagem cinematográfica e da narrativa de Maya Deren em Meshes of the Afternoon (1943) e At Land (1944). Para isso, apresenta-se um panorama do contexto histórico do cinema experimental, discutindo seu surgimento, desenvolvimento e diferenciação em relação ao cinema comercial. Em seguida, são explorados os mecanismos pelos quais Deren manipula a imagem e a montagem para construir significados, rompendo com a linearidade tradicional e criando experiências sensoriais e simbólicas. A análise dos dois filmes destaca o uso da repetição, da fragmentação do tempo e espaço, da performance corporal e de recursos visuais inovadores que marcaram sua obra.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mendonça, Fernando de-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_BEATRIZ_LOPES_OLIVEIRA_FIGUEIREDO.pdf37,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.