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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22934
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Ingrid Xavier Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T15:22:59Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18T15:22:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ingrid Xavier Gomes dos. Fandom, unicórnios e modos de subjetivaçãO LGBTQIAPN+: um estudo sobre os Earpers. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22934 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to investigate the fandom of the TV series Wynonna Earp (2016-2021), also known as Earpers, in the construction of the LGBTQIAPN+ subjectivity of its participants. This group is notable for its size and impact on an audiovisual product that is not economically robust. Based on Henry Jenkins' formulations about the idea of fandom, an active fan community that functions as spaces for exchange and interaction, we argue that these interactions operate as modes of subjectivation which, according to Foucault, deals with the particular way in which individuals become subjects, how they construct their subjectivities, develop an understanding of themselves and position themselves within a social structure. The research was also guided by Félix Guattari's concepts of subjectivity. We worked with data from an opinion poll in accordance with Resolution 510/2016 of the Research Ethics Committees (CEP/CONEP), using an online form answered by 100 participants. We found in the responses to this form aspects that link the experiences of fandom and the self-writing of its participants. We wanted to examine how interaction between fans, content production and appropriation practices forge the subjectivity of LGBTQIAPN+ participants in a fandom. In the end, we understood that a fandom can be a mode of subjectivation for its participants and we observed that it is possible for LGBTQIAPN+ people to find welcome and acceptance in a group of fans and that, in the case of the Earpers, this environment has allowed some individuals to construct new ideas of themselves and foster a community that is more open to differences. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | por |
dc.subject | Narrativas contemporâneas | por |
dc.subject | Fandom | por |
dc.subject | Modos de subjetivação | por |
dc.subject | Earpers | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Contemporary narratives | eng |
dc.subject | Modes of subjectivation | eng |
dc.title | Fandom, unicórnios e modos de subjetivaçãO LGBTQIAPN+: um estudo sobre os Earpers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Claudiene | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a investigar o fandom (comunidade de fãs) da série de TV Wynonna Earp (2016-2021), também conhecida como Earpers, na construção da subjetividade LGBTQIAPN+ dos seus participantes. Esse grupo chama a atenção pelo seu tamanho e impacto perante um produto audiovisual economicamente pouco robusto. A partir das formulações de Henry Jenkins acerca da ideia de fandom, uma comunidade de fãs ativa e que funciona como espaços de troca e interação, defendemos que essas interações operam como modos de subjetivação que, de acordo com Foucault, trata de uma maneira particular pela qual os indivíduos se tornam sujeitos, como eles constroem suas subjetividades, desenvolvem a compreensão de si mesmos e se posicionam dentro de uma estrutura social. Desenvolvemos a pesquisa norteados, também, pelos conceitos de subjetividade de Félix Guattari. Trabalhamos com dados de uma pesquisa de opinião de acordo com a resolução 510/2016 dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP), através de um formulário on-line, respondido por 100 participantes. Encontramos nas respostas a esse formulário, aspectos que ligam as vivências de fandom e a escrita de si de seus participantes. Pretendemos assim examinar como a interação entre os fãs, a produção de conteúdo e as práticas de apropriação forjam a subjetividade dos participantes LGBTQIAPN+ de um fandom. Ao fim, compreendemos que um fandom pode ser um modo de subjetivação para os seus participantes e observamos que é possível que pessoas LGBTQIAPN+ encontrem em um grupo de fãs, acolhimento e aceitação e que, no caso dos Earpers, esse ambiente permitiu que alguns indivíduos construíssem novas ideias de si e fomentassem uma comunidade mais aberta às diferenças. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Melo, Marcos Ribeiro de | - |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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