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dc.contributor.authorSilva, Andrielly de Jesus-
dc.contributor.authorOliveira, Luis Antonio Santos-
dc.date.accessioned2025-08-18T15:35:49Z-
dc.date.available2025-08-18T15:35:49Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationSILVA, Andrielly de Jesus; OLIVEIRA, Luis Antonio Santos. As percepções de jovens sobre a rede de suporte e apoio para a conclusão do ensino médio em uma escola de tempo integral. 2025. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22935-
dc.description.abstractBasic education is an essential right guaranteed by the Brazilian Federal Constitution, and the state, society, schools, and families are responsible for ensuring this right. Schools is a vital space for socialization, while families provide emotional support and values to young people, and other institutions can provide other types of support so that this segment of the population can safely develop their future projects, such as the State, the church, among others. The reform of secondary education and the creation of full-time schools aim to increase the retention of students in the school environment, but challenges such as the need to work and lack of interest in studies lead to school dropouts. In view of this, this study sought to report the perceptions of young students in the 3rd year of secondary school about their support network and support for completing basic education in a full-time school. The methodology adopted was a mixed approach, integrating qualitative and quantitative aspects, which integrated the activities developed in a university extension, in which Workshops of Activities, Dynamics and Projects and a questionnaire applied to young people were used, to identify the perceptions about the different support networks that are essential for permanence in education. It was concluded that the family was the most cited institution, indicated as the main source of emotional, financial and moral support.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino médio integralpor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectRede de apoio educacionalpor
dc.subjectFull secondary educationeng
dc.subjectYoung peopleeng
dc.subjectEducational support networkeng
dc.titleAs percepções de jovens sobre a rede de suporte e apoio para a conclusão do ensino médio em uma escola de tempo integralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Stéphany Conceição Correia Alves Guedes-
dc.description.resumoA educação básica é um direito essencial, garantido pela Constituição Federal do Brasil, sendo o estado, a sociedade, a escola e a família responsáveis pela efetivação deste direito. A escola é um espaço vital para socialização, enquanto a família oferece suporte emocional e valores aos jovens, assim como outras instituições podem oferecer outros tipos de suporte para que essa parcela da população desenvolva com segurança os seus projetos de futuro, tais como o Estado, a igreja, entre outras. A reforma do ensino médio e a criação de escolas em tempo integral visam aumentar a permanência dos alunos no ambiente escolar, mas desafios como a necessidade de trabalhar e a falta de interesse nos estudos levam ao abandono da escola. Diante disso, este estudo buscou relatar as percepções dos jovens estudantes da 3º série do ensino médio sobre sua rede de suporte e apoio para a conclusão da educação básica em uma escola de tempo integral. A metodologia adotada foi uma abordagem mista, integrando aspectos qualitativos e quantitativos, que integraram as atividades desenvolvidas em uma extensão universitária, na qual foi utilizada, Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos e um questionário aplicados com os jovens, para identificar as percepções sobre as diferentes redes de suporte que são essenciais para permanência na educação. Conclui-se que a família foi a instituição mais citada, apontada como a principal fonte de suporte emocional, financeiro e moral.pt_BR
dc.publisher.departmentDTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLagarto, SEpt_BR
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