Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22936
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Conectando o ensino de história ao contexto local: a primeira olimpíada estadual em História de Sergipe (OEHSE) como recurso pedagógico para o ensino de História em Sergipe
Autor(es): Lima, Adinagruber da Conceição
Data do documento: 18-Fev-2025
Orientador: Maynard, Andreza Santos Cruz
Resumo: O presente estudo, desenvolvido entre 2023 e 2025, analisa a criação e a implementação da primeira Olimpíada Estadual em História de Sergipe (OEHSE) como recurso pedagógico para o ensino de História no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, articulando conhecimentos históricos locais. A investigação parte da adaptação da metodologia da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) à realidade da educação básica sergipana, com o objetivo de compreender como competições acadêmicas podem fortalecer a aprendizagem histórica e o protagonismo estudantil. Os objetivos específicos foram: analisar a participação das escolas sergipanas na ONHB entre 2013 e 2023, identificando práticas exitosas passíveis de adaptação à realidade local; investigar os padrões de participação das equipes sergipanas, considerando variáveis como tipo de escola, série e município; e examinar as estratégias institucionais utilizadas pela ONHB para estimular a participação, avaliando sua aplicabilidade na estruturação da OEHSE. A metodologia combinou abordagens quantitativa e qualitativa. O referencial teórico articulou autores que fundamentam o ensino de História, a aprendizagem significativa, a autonomia discente (Freire, 1996), a operacionalização da consciência histórica (Rüsen, 2001) e a Didática Reconstrutiva da História (Schmidt, 2020), bem como metodologias ativas, História Local (Barros, 2022; Melo, 2020), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs (Maynard, 2021) e História Pública Digital (Costa, 2021). Além disso, autores como Meneguello (2010, 2011, 2015), Simas (2018), Rodrigues (2020), Leal (2022), Lima (2022), Pedro (2023), Silva (2023), Paniago (2023), Araújo (2023) e Veiga (2024) subsidiam a articulação entre ensino e Olimpíadas de História. Os resultados indicam que a OEHSE promoveu a aproximação dos estudantes com a História de Sergipe, articulando ensino e pesquisa em diálogo com a realidade local, além de desenvolver competências acadêmicas, reflexivas e cidadãs. Como desdobramento, a Olimpíada demonstrou potencial de replicabilidade, oferecendo diretrizes e recursos didáticopedagógicos, como um caderno de questões com sugestões de atividades e mapas de possibilidades para a criação de olimpíadas locais, consolidando-se como uma estratégia inovadora no ensino de História.
Abstract: This study, conducted between 2023 and 2025, analyzes the creation and implementation of the first Sergipe State History Olympiad (OEHSE) as a pedagogical resource for teaching history in elementary and high school, integrating local historical knowledge. The research begins by adapting the methodology of the National History Olympiad (ONHB) to the context of Sergipe's basic education system, aiming to understand how academic competitions can strengthen historical learning and student empowerment. The specific objectives included: analyzing the participation of Sergipe schools in the ONHB between 2013 and 2023, identifying successful practices that could be adapted to local circumstances; investigating the participation patterns of Sergipe teams, considering variables such as school type, grade level, and municipality; and examining the institutional strategies used by the ONHB to encourage participation, assessing their applicability in structuring the OEHSE. The methodology combined quantitative and qualitative approaches. The theoretical framework articulated authors who support the teaching of History and meaningful learning, student autonomy (Freire, 1996), the operationalization of historical consciousness (Rüsen, 2001) and the Reconstructive Didactics of History (Schmidt, 2020), as well as active methodologies, Local History (Barros, 2022; Melo 2020), Digital Information and Communication Technologies – TDICs (Maynard, 2021) and Digital Public History (Costa, 2021). Furthermore, authors such as Meneguello (2010, 2011, 2015), Simas (2018), Rodrigues (2020), Leal (2022), Lima (2022), Pedro (2023), Silva (2023), Paniago (2023), Araújo (2023), and Veiga (2024) support the connection between teaching and History Olympiads. The results indicate that the OEHSE fostered students' connection with the history of Sergipe, connecting teaching and research in dialogue with the local reality, in addition to developing academic, reflective, and civic skills. As a result, the Olympiad demonstrated replicable potential, offering guidelines and didacticpedagogical resources, including a question booklet with suggested activities and maps of possibilities for creating local Olympiads, consolidating its position as an innovative strategy in history teaching.
Palavras-chave: História
História de Sergipe
Ensino de história
Olimpíadas
História local
História pública
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)
Olimpíada Estadual de História de Sergipe (OEHSE)
Aprendizagem histórica
História pública digital
History teaching
National History Olympiad (ONHB)
Sergipe State History Olympiad (OEHSE)
Historical learning
Local history
Digital public history
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citação: LIMA, Adinagruber da Conceição. Conectando o ensino de história ao contexto local: a primeira olimpíada estadual em História de Sergipe (OEHSE) como recurso pedagógico para o ensino de História em Sergipe. 2025. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22936
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADINAGRUBER_CONCEICAO_LIMA.pdf8,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.