Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Élcio Luiz Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T09:55:04Z | - |
dc.date.available | 2025-08-19T09:55:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Élcio Luiz Santos da. Educação, poder e discurso: a imprensa aracajuana e a AIDS na década de 80. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22939 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes the discursive forms through which AIDS was narrated by the print media in Aracaju from 1983 to 1988, from the perspective of an educational form of power within local society. The selected newspapers, Jornal da Cidade, Jornal de Sergipe, and Gazeta de Sergipe, were examined through a post-structuralist lens, viewing them as non-school curricula and as sources of education that transcend traditional educational institutions, thereby shaping alternative narratives within social memory. Multifaceted and tracing diverse paths in a plural nation, AIDS was narrated in a particular way by the Brazilian press, which, undergoing transformations during that period, seemed to race against time to deliver information to society about the exotic “plague” that primarily affected homosexuals. News articles were selected to construct a chronological narrative throughout each year. The initial selection was guided by the presence of the signifiers “AIDS” and “disease” in their headlines or content, in accordance with the analytical approches of Hall (2016) and Silva (2011). These were later re-evaluated through Deleuze’s (1992) concept of “repetition”, which determined the reports analyzed in this study. The research reveals, through its treatment of AIDS during the 1980s, how the press in Aracaju reflected discourses shaped by dominant powers of the time, how images carry “striae” (Foucault, 1987, p. 51), and how these images populated the collective imagination. Ultimately, it was possible to observe that the media, in its various forms, and particularly the printed press, was able to structure and capture the attention of its audience within a society of spectacles. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Currículos não-escolares | por |
dc.subject | Aids | por |
dc.subject | Imprensa (Aracaju) | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Non-school curricula | eng |
dc.subject | Press | eng |
dc.title | Educação, poder e discurso: a imprensa aracajuana e a AIDS na década de 80 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimentel Júnior, Clívio | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa as formas discursivas do modo como a aids foi narrada pelos impressos jornalísticos de Aracaju desde 1983 até 1988, sob a perspectiva de um poder educativo na sociedade local. Os periódicos selecionados, Jornal da Cidade, Jornal de Sergipe e Gazeta de Sergipe, foram analisados através da ótica pós-estruturalista, vendo- os como currículos não-escolares e como fontes de uma educação que ultrapassam as instituições tradicionais de ensino e permitem desenhar narrativas outras na memória social. Multifacetada, delineando trajetos diversos em um país plural, a aids foi narrada de forma particular pela imprensa brasileira, que passava por transformações naquele período e parecia correr contra o tempo para levar à sociedade informações sobre a “peste” exótica que acometia, principalmente, os homossexuais. As notícias foram selecionadas de maneira que traçassem uma narrativa cronológica no decorrer de cada ano. A escolha foi orientada inicialmente pelas presenças dos signos “aids” e “doença” em seus enunciados, conforme abordagem analítica de Hall (2016) e Silva (2011). Posteriormente foram reavaliadas sob a perspectiva da “repetição” de Deleuze (1992), o que definiu as reportagens que são analisadas nesta pesquisa. O estudo mostra, a partir da avaliação do modo como a imprensa aracajuana abordou a aids na década de 80, como os discursos são moldáveis aos poderes dominantes em um determinado momento histórico, como as imagens possuem “nervuras” (Foucault, 1987, p. 51) e como estas povoaram o imaginário da população. Por fim, foi possível observar que a mídia, em suas diferentes formas, mais especificamente a impressa, conseguiu estruturar e captar a atenção dos seus espectadores em uma sociedade de espetáculos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELCIO_LUIZ_SANTOS_SILVA.pdf | 5,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.