Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Adriano Borges-
dc.date.accessioned2025-08-25T14:31:36Z-
dc.date.available2025-08-25T14:31:36Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.citationReis, Adriano Borges. O currículo e a formação do docente no curso de História da Universidade Federal de Sergipe : (1951-1992). São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22992-
dc.description.abstractThis paper analyzes the historical trajectory of the History Course at the Federal University of Sergipe (UFS), from its creation in 1951, at the Catholic Faculty of Philosophy of Sergipe (FCFS), until the mandatory completion of the Course Work (TCC) in 1992. The research investigates how institutional memory and school culture were constructed and updated throughout this period, in dialogue with educational policies and local reality. The analysis uses the concepts of institutional memory (LE GOFF, 1996; HALBWACHS, 2006) and school culture (JULIA, 2001), in addition to the reflections of Bittencourt (2011) and Fonseca (2003) on the training of History teachers. It is concluded that the course was constituted as a space of dispute and resistance, in which the link between teaching, research and historical memory was central to its academic identity.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectMemória institucionalpor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectUFS History courseeng
dc.subjectInstitutional memoryeng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleO currículo e a formação do docente no curso de História da Universidade Federal de Sergipe : (1951-1992)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudefranklin Monteiro-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a trajetória histórica do Curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde sua criação em 1951, na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FCFS), até a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 1992. A pesquisa investiga como a memória institucional e a cultura escolar foram construídas e atualizadas ao longo desse período, em diálogo com as políticas educacionais e a realidade local. A análise utiliza os conceitos de memória institucional (LE GOFF, 1996; HALBWACHS, 2006) e cultura escolar (JULIA, 2001), além das reflexões de Bittencourt (2011) e Fonseca (2003) sobre a formação de professores de História. Conclui-se que o curso se constituiu como um espaço de disputa e resistência, no qual o vínculo entre ensino, pesquisa e memória histórica foi central para a sua identidade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano_Borges_Reis.pdf218,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.