Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Wesley de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-25T14:59:38Z-
dc.date.available2025-08-25T14:59:38Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationAraujo, Wesley de Oliveira. Prazer, lucro e prostituição?: estratégias comunicacionais adotadas pelos criadores de conteúdos gay +18 do OnlyFans. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23003-
dc.description.abstractThe growth of the adult content market has sparked debates about the fine line between it and prostitution. OnlyFans stands out as a platform that enables the monetization of such content through direct interaction between creators and subscribers. This study investigates the communication strategies adopted by gay niche +18 content creators on OnlyFans to attract and retain subscribers, analyzing whether these strategies inhibit or reinforce the perception that their work is a form of prostitution. This qualitative research employed content analysis to examine two creators—one Brazilian and one American—and how they construct and sell their self-image. Based on the collection of strategies from the platforms (X and OnlyFans), three strategic categories were identified in the data interpretation: prospecting, positioning, and retention. Furthermore, the study presents results that contribute to the understanding of the digital adult entertainment market and its impacts, offering reflections on consumption and pleasure. It also reinforces the need for further investigations that broaden the understanding of digitally mediated sexuality and the sociocultural impacts of this business model.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectOnlyFanspor
dc.subjectConteúdo adultopor
dc.subjectEstratégias comunicacionaispor
dc.subjectProstiuiçãopor
dc.subjectOnlyFanseng
dc.subjectAdult contenteng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectProstitutioneng
dc.subjectPropagandapor
dc.titlePrazer, lucro e prostituição?: estratégias comunicacionais adotadas pelos criadores de conteúdos gay +18 do OnlyFanspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Claudomilson Fernandes-
dc.description.resumoO crescimento do mercado de conteúdo adulto tem provocado debates sobre a linha tênue entre ele e a prostituição. O OnlyFans se destaca como uma plataforma que permite a monetização desse conteúdo por meio da interação direta entre criadores e assinantes. Assim, este estudo investiga as estratégias comunicacionais adotadas por criadores de conteúdo +18 do nicho gay do OnlyFans para captar e fidelizar assinantes, analisando se essas estratégias inibem ou reforçam a visão de que o trabalho feito é prostituição. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a análise de conteúdo para examinar dois produtores – um brasileiro e um norte-americano – e como constroem e vendem suas imagens. A partir da coleta das estratégias nas plataformas (X e OnlyFans), foram identificadas, na interpretação dos dados coletados, três categorias de estratégias para a prática: prospecção, posicionamento e retenção. Além disso, apresenta os resultados para compreensão do mercado digital de entretenimento adulto e seus impactos, trazendo reflexões sobre consumo e prazer.. Reforçando, também, a necessidade de investigações futuras que ampliem a compreensão sobre a sexualidade mediada digitalmente e os impactos socioculturais desse modelo de negócio.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wesley_Oliveira_Araujo.pdf11,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.