Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23032
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de história, cinema e representações de mulheres do agreste: sequências didáticas para o ensino médio, Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, Arapiraca, Alagoas |
Autor(es): | Silva, Denize de Lira |
Data do documento: | 10-Jun-2025 |
Orientador: | Cruz, José Vieira da |
Resumo: | Este trabalho tem a pretensão de estudar as representações de mulheres em Arapiraca, Agreste de Alagoas, através de obras audiovisuais, como uma proposta de atuação pedagógica associada ao campo de ensino de História. Enlaçada por este propósito a pesquisa analisa três obras de ou sob a coordenação do cineasta Leandro Alves da Silva: “Nós Duas”, “Ana Terra” e “Avalanche”. Nos referidos curtas metragens/documentários, as equipes de filmagens, atores e entrevistados(as) coordenados, dirigidos e/ou em interação com Silva, expressam traços da identidade, representatividade, dilemas e desafios cotidianos, sociais e culturais de experiências de mulheres do referido território. Sob este prisma, o mencionado recorte possibilita a discussão de questões atinentes à identidade, cultura e história delimitadas a partir das obras audiovisuais produzidas a partir do e no contexto de Arapiraca entre anos de 2017 a 2020. Perspectiva transpassada por diálogos teóricos e metodológicos com referenciais teóricos destacados por Adichie (2015), por trazer uma abordagem aplicável a sala de aula sobre o feminismo e a questão de gênero; Scott (2011), por trazer uma discussão conceitual da categoria gênero no campo da história; Thompson (1987), sobre a compreensão de experiências de pessoas comuns; Sharpe (2011), sobre a importância da história das pessoas vista de baixo; Hall (2006), sobre a definição de identidade cultural; Napolitano (2023), acerca de como usar o cinema em sala de aula e Jörn Rüsen (2001), ao trazer subsídios para a construção de uma consciência histórica como objetivo educacional em meio a uma matriz disciplinar. O presente estudo, portanto, trabalha com a história de mulheres da mencionada região de Alagoas - a partir das três obras indicadas, no intuito de elaborar Sequências Didáticas (SD) associadas às discussões de temáticas abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), como também de discussões sobre a realidade de alunas e alunos do ensino médio da Escola Estadual José Quintella Cavalcanti (EQC), localizada em Arapiraca, Alagoas, no que concerne a trajetória, cotidiano e desafios de homens e mulheres que vivem o presente histórico do final do século XX e o início do século XXI. |
Abstract: | This work aims to study the representations of women in Arapiraca, located in the Agreste region of Alagoas, through audiovisual works as a pedagogical approach associated with the field of History teaching. In line with this goal, the research analyzes three productions by or under the coordination of filmmaker Leandro Alves da Silva: “Nós Duas”, “Ana Terra”, and “Avalanche”. In these short films/documentaries, the film crews, actors, and interviewees, coordinated, directed, and/or in interaction with Silva, express aspects of identity, representation, dilemmas, and everyday social and cultural challenges experienced by women from this region. From this perspective, the selected corpus enables the discussion of issues related to identity, culture, and history, delimited by the audiovisual productions made from and within the context of Arapiraca between 2017 and 2020. The research approach is guided by theoretical and methodological dialogues with key references: Adichie (2015), for offering a classroom-applicable approach to feminism and gender issues; Scott (2011), for the conceptual discussion of the category of gender in the field of history; Thompson (1987), for the understanding of the experiences of ordinary people; Sharpe (2011), for emphasizing the importance of history seen from below; Hall (2006), for the definition of cultural identity; Napolitano (2023), for insights on using cinema in the classroom; and Jörn Rüsen (2001), for providing a foundation for the construction of historical consciousness as an educational goal within a disciplinary framework. The present study, therefore, works with the history of women from the mentioned region of Alagoas - based on the three indicated works, with the intention of elaborating Didactic Sequences (SD) associated with the discussions of themes addressed by the National Common Curricular Base (BNCC) and the New High School (NEM), as well as discussions about the reality of high school students from the José Quintella Cavalcanti State School (EQC), located in Arapiraca, Alagoas, regarding the trajectory, daily life, and challenges of men and women living in the historical present of the late 20th century and the beginning of the 21st century. |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino Cinema Mulheres do agreste Sequência didática History teaching Women of the agreste Didactic sequence |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | SILVA, Denize de Lira. Ensino de história, cinema e representações de mulheres do agreste: sequências didáticas para o ensino médio, Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, Arapiraca, Alagoas. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23032 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DENISE_LIRA_SILVA-Termo.pdf | 121,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.