Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23058
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | De banzo e de esperança: contranarrativa teológica afrodiaspórica nas músicas do álbum Missa dos Quilombos |
Autor(es): | Andrade, Charlisson Silva de |
Data do documento: | 27-Jun-2025 |
Orientador: | Domingues, Petrônio |
Resumo: | Em 1982, o cantor e compositor Milton Nascimento lançou o álbum intitulado “Missa dos Quilombos”, homônimo ao evento litúrgico ocorrido há poucos meses, em Recife, para o qual o repertório do disco foi especialmente criado. A sua temática se assenta na articulação entre um rito católico e um símbolo da organização política e social negra contra a colonização e o racismo, também remetendo a uma memória da escravidão. Nesse sentido, as músicas sugerem a existência de uma identidade negra atravessada pela religiosidade cristã e ao mesmo tempo comprometida politicamente com a luta antirracista. Partindo do pressuposto de que a obra em pauta não só reproduza, mas contribua proativamente com o imaginário social e religioso da comunidade negra cristã e antirracista, tomo como objetivo geral analisar o álbum “Missa dos Quilombos”, buscando identificar os discursos comunicados pela via musical que potencialmente produzem uma contranarrativa teológica afrodiaspórica resultante das articulações entre luta antirracista e mensagens cristãs. Para realizar a análise, primordialmente recorro ao sociólogo britânico Paul Gilroy e a sua elaboração teórica sobre o Atlântico Negro, tendo em vista a formação intercultural e transnacional da experiência social e cultural afrodiaspórica. No primeiro momento, busquei situar o disco “Missa dos Quilombos” no circuito do Atlântico Negro, conectando a obra a sujeitos e narrativas similares de variados contextos históricos, sobretudo no período pós-abolição. Em seguida, investiguei o processo de constituição do álbum em pauta, analisando a sua importância e os seus aspectos culturais e políticos afrodiaspóricos, tendo em vista a relação do seu repertório musical com o contexto social do período imediatamente anterior e a sua circulação nos anos posteriores na sociedade brasileira e no circuito transnacional. Por último, analisei as músicas da “Missa dos Quilombos”, destacando a produção de uma contranarrativa teológica afrodiaspórica, antirracista e anticolonial, antecipatória de alguns dos elementos e pressupostos da reflexão teológica negra brasileira. |
Abstract: | In 1982, the singer and songwriter Milton Nascimento released the album called “Missa dos Quilombos”, named after the liturgical event that had taken place a few months earlier, in Recife, for which the repertoire of the record was specially created. Its theme lies in the articulation between a Catholic rite and a symbol of a Black social and political organization against colonization and racism, which also refers to a memory of slavery. In this sense, the songs suggest the existence of a Black identity that is crossed by the Christian devotion and at the same time politically compromised with the anti-racist fight. Assuming that the work in question not only reproduces but proactively contributes to the social and religious imaginary of the Black Christian and anti-racist community, my general aim is to analyze the album “Missa dos Quilombos”, seeking to identify the discourses conveyed through music that potentially generate an Afro-diasporic theological counternarrative resulting from the articulations between the anti-racist fight and the Christian messages. In order to carry out this analysis, I turn primarily to the British sociologist Paul Gilroy and his theoretical elaboration of the Black Atlantic, considering the cross-cultural and transnational formation of social and cultural Afro-diasporic experience. Initially, I tried to locate the record “Missa dos Quilombos” in the Black Atlantic circuit, connecting the work to similar subjects and narratives from a variety of historical contexts, especially in the post-abolition period. After that, I investigated the process of composition of the album in question, analyzing its importance and its Afro- diasporic, cultural and political aspects, considering the relation of its musical repertoire to the social context of the immediately preceding period and its circulation in the following years in the Brazilian society and in the transnational circuit. Lastly, I examined the music tracks in “Missa dos Quilombos”, emphasizing the production of an Afro-diasporic theological anti- racist and anti-colonial counternarrative, that anticipates some elements and assumptions of Black Brazilian theological reflection. |
Palavras-chave: | Sociologia Música e raças Relações raciais Teologia negra Missa dos quilombos Milton Nascimento Música negra Black theology Black music Race relations |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Sociologia |
Citação: | ANDRADE, Charlisson Silva de. De banzo e de esperança: contranarrativa teológica afrodiaspórica nas músicas do álbum Missa dos Quilombos. 2025. 212 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23058 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CHARLISSON_SILVA_ANDRADE.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.