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Tipo de Documento: Tese
Título: Itinerâncias docentes em cenários virtuais de aprendizagem: práticas e experiências com dispositivos móveis
Autor(es): Santos, Willian Lima
Data do documento: 25-Jul-2025
Orientador: Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Resumo: A investigação em tela, ligada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), integrada à Linha de Pesquisa Formação e Prática Docente, e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq), teve como principal objetivo compreender como as práticas docentes constituídas na experiência com os dispositivos móveis, no Ensino Remoto Emergencial (ERE), estão presentes no contexto da sala de aula, ao considerar o itinerário prático e formativo vivenciado pelos professores durante a pandemia. Trata- se de um estudo de abordagem qualitativa com viés descritivo, caracterizado como estudo de caso com base nos pressupostos metodológicos de Yin (2006). Os interagentes da pesquisa foram 25 professores efetivos atuantes no Ensino Fundamental na rede pública do município de Jeremoabo/BA, lotados em três instituições localizadas no centro da cidade. Os dados foram produzidos por meio de questionário, entrevistas semiestruturadas, alguns registros de campo e análise documental (instruções normativas, resoluções, publicações em redes sociais). Os dados foram analisados a partir da técnica Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016). Ao longo do texto, foram evidenciadas as principais mudanças tecnológicas ocorridas na educação pública do município e na prática docente dos participantes, a partir do que foi vivenciado e experienciado com o ensino remoto. Nesse contexto, tive como missão defender a ideia de que as práticas constituídas na experiência com os dispositivos móveis, em tempos de ensino remoto, oportunizaram aos docentes uma melhor apropriação tecnológica voltada para a implementação de estratégias de ensino mais dinamizadas e colaborativas, com o uso de cenários virtuais de aprendizagem. Como resultado, o estudo apontou um movimento significativo na incorporação dos dispositivos móveis, na prática de alguns professores, sobretudo na criação de cenários virtuais de aprendizagem, quando comparado a pesquisas anteriores realizadas na região. Esse movimento se deve principalmente às experiências vivenciadas na pandemia, resultante do processo autoformativo demandado pelo ERE. Apesar da confirmação da ideia defendida, o estudo também evidenciou alguns desafios, especialmente no que diz respeito às contradições entre as práticas docentes e às diretrizes divulgadas pelos órgãos municipais de educação. Questões como infraestrutura das escolas, conectividade e acessibilidade aos recursos tecnológicos ainda se apresentam como obstáculos à consolidação dessas práticas no ensino presencial. Além disso, as discussões curriculares demonstram lacunas no desenvolvimento da Cultura Digital como competência prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere ao uso crítico e pedagógico dos dispositivos móveis pelos estudantes.
Abstract: The present investigation, linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Sergipe (PPGED/UFS), integrated into the Research Line "Teacher Training and Practice" and the Research Center for Communication and Technology (NUCA/UFS/CNPq), aimed primarily to understand how teaching practices shaped through experiences with mobile devices during Emergency Remote Teaching (ERT) are currently present in the classroom context, taking into account the practical and formative trajectory experienced by teachers during the pandemic. This is a qualitative study with a descriptive approach, characterized as a case study based on the methodological assumptions of Yin (2006). The research participants were tenured 25 teachers working in public elementary schools in the municipality of Jeremoabo, Bahia, assigned to three institutions located in the city center. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, some field notes, and document analysis (normative instructions, resolutions, and social media publications). The data were analyzed using the Content Analysis technique, from Bardin’s perspective (2016). Throughout the text, the main technological changes in the municipality’s public education system and in the participants' teaching practices were highlighted, based on their experiences with remote education. In this context, the study aimed to support the idea that the practices developed through the use of mobile devices during remote teaching allowed teachers to achieve a better technological appropriation, oriented toward implementing more dynamic and collaborative teaching strategies, using virtual learning environments. As a result, the study revealed a significant movement toward the incorporation of mobile devices into the practice of some teachers, particularly in the creation of virtual learning environments, when compared to previous studies conducted in the region. This shift is mainly attributed to the experiences lived during the pandemic, as a result of the self-directed learning process required by ERT. Despite supporting the proposed idea, the study also revealed several challenges, especially concerning contradictions between teaching practices and the guidelines issued by municipal education authorities. Issues such as school infrastructure, connectivity, and access to technological resources still pose obstacles to the consolidation of these practices in face-to-face education. Additionally, curriculum discussions highlight gaps in the development of Digital Culture as a competency outlined in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), particularly regarding the critical and pedagogical use of mobile devices by students.
Palavras-chave: Educação
Práticas docentes
Inovações educacionais
Cenários virtuais
Tecnologia móvel
Aprendizagem
Education
Teaching practices
Virtual learning environments
Mobile technology
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Willian Lima. Itinerâncias docentes em cenários virtuais de aprendizagem: práticas e experiências com dispositivos móveis. 2025. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23062
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