Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23095
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Tutoria no ensino médio de Sergipe: percepções docentes, impactos na saúde e construção de materiais psicoeducativos |
Título(s) alternativo(s): | Tutoring in Sergipe’s high schools: teachers’ perceptions, health impacts, and the development of psychoeducational materials |
Autor(es): | Leal, Gessica Natalia Andrade |
Data do documento: | 1-Ago-2025 |
Orientador: | Santos, André Faro |
Coorientador: | Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro de |
Resumo: | A Tutoria é uma função em que o professor acompanha de forma próxima a trajetória dos estudantes, o que pode expô-lo a questões emocionais. A ausência de formação específica, o vínculo socioafetivo com os alunos e o contato com temas sensíveis podem representar desafios presentes na Tutoria. Nesse contexto, o objetivo geral desta dissertação foi investigar possíveis implicações da Tutoria para a saúde docente, a partir das percepções de professores tutores, com vistas à elaboração de materiais psicoeducativos sobre saúde mental na adolescência. Para isso, a dissertação é composta por três estudos. O primeiro consistiu em um texto teórico crítico cujo objetivo foi analisar criticamente o exercício da Tutoria através da identificação de fatores que podem contribuir para o adoecimento físico e mental dos professores. O segundo estudo investigou as percepções dos professores sobre a Tutoria por meio de entrevistas semiestruturadas analisadas com o software IRAMUTEQ. Emergiram cinco classes temáticas: atribuições do tutor, dificuldades e impactos na saúde, formação para a tutoria, sentimentos vivenciados pelos tutores e demandas psicológicas dos tutorandos. Os resultados apontam para o envolvimento dos tutores em questões emocionais dos alunos, para as quais muitos não se sentem preparados. Por fim, o terceiro estudo descreveu o processo de construção e validação de quatro cartilhas psicoeducativas sobre saúde mental na adolescência (depressão, autolesão, comportamento suicida e ansiedade), avaliadas por especialistas e professores com altos índices de validade de conteúdo. Conclui-se que a Tutoria, embora relevante para o acompanhamento dos estudantes, pode representar um fator de risco à saúde dos docentes, evidenciando a necessidade de formação e suporte adequados. As cartilhas desenvolvidas apresentam-se como ferramentas promissoras para ampliar a literacia em saúde mental no contexto escolar. |
Abstract: | Tutoring is a role in which teachers closely monitor students' academic and personal trajectories, which may expose them to emotional demands. The lack of specific training, the development of socio-affective bonds, and the frequent contact with sensitive issues are some of the challenges inherent to this practice. In this context, the general objective of this dissertation was to investigate the possible implications of tutoring for teachers’ health, based on the perceptions of tutor teachers, aiming at the development of psychoeducational materials on adolescent mental health. The dissertation comprises three studies. The first is a theoretical-critical analysis that sought to identify factors within the tutoring role that may contribute to physical and mental strain among teachers. The second study investigated teachers' perceptions of tutoring through semi-structured interviews analyzed with the IRAMUTEQ software. Five thematic categories emerged: tutoring responsibilities, difficulties and health impacts, training, emotional experiences, and psychological demands of students. The results highlight the emotional burden involved in the tutoring role and the lack of adequate preparation reported by many participants. Finally, the third study describes the development and validation process of four psychoeducational booklets addressing adolescent mental health topics: depression, self-injury, suicidal behavior, and anxiety. The materials were evaluated by experts and teachers, achieving high content validity indexes. It is concluded that, although tutoring is relevant for student support, it may pose risks to teachers’ health, reinforcing the need for proper training and institutional support. The developed booklets are promising tools for promoting mental health literacy in school settings. |
Palavras-chave: | Psicologia Tutoria Professores Ensino médio Materiais psicoeducativos Tutoring Teachers High school Psychoeducational materials |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | LEAL, Gessica Natalia Andrade. Tutoria no ensino médio de Sergipe: percepções docentes, impactos na saúde e construção de materiais psicoeducativos. 2025. 205 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23095 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GESSICA_NATALIA_ANDRADE_LEAL.pdf | 11,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.