Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Julio Manoel Andrade-
dc.date.accessioned2025-09-17T11:44:40Z-
dc.date.available2025-09-17T11:44:40Z-
dc.date.issued2025-09-05-
dc.identifier.citationOliveira, Julio Manoel Andrade. Química Herbal : um jogo didático como alternativa para o ensino das funções orgânicas. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Química) – Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23133-
dc.description.abstractThis work presents the development and application of a didactic game called “Herbal Chemistry”, which addresses the content of organic functions with the theme “Teas vs Self-Medication.” The game was implemented at the Laboratory School of the Federal University of Sergipe with 3rd-year high school students. The aim of the game was to allow students to review and/or practice functional groups while also being presented with scientific information about teas and their therapeutic properties. The game was based on board games and formatted in Microsoft PowerPoint. The results obtained through questionnaires show that 81% of the students confirmed that the game contributed positively to the learning of organic functions in a dynamic and interactive way. In addition, 87% of the students understood the connection with people’s daily lives (compared to 63% before the game), and after the application, 96% of the students reported increased motivation to learn the content. The game also promoted engagement and interaction among students during its execution, encouraging knowledge exchange and the development of more critical and conscious citizens regarding the use of medications, as well as awareness about teas and their therapeutic effects. Therefore, the results demonstrate that didactic games have high potential in the teaching and learning process, facilitating the dissemination of knowledge and making classes more dynamic, interesting, and enjoyable for students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectChás (Fitoterápicos)por
dc.subjectAutomedicaçãopor
dc.subjectFunções orgânicaspor
dc.subjectFitoterapiapor
dc.subjectJogos didáticospor
dc.subjectTeaseng
dc.subjectSelf-medicationeng
dc.subjectOrganic functionseng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectEducational gameseng
dc.subjectAutomedicaçãopor
dc.titleQuímica Herbal : um jogo didático como alternativa para o ensino das funções orgânicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Samísia Maria Fernandes-
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado o desenvolvimento e a aplicação de um jogo didático nomeado como “Química Herbal, este aborda o conteúdo das funções orgânicas com a temática “Chás vs Automedicação”. O jogo foi aplicado no colégio de aplicação da Universidade Federal de Sergipe para alunos do 3º ano do ensino médio, o intuito do jogo foi permitir aos estudantes revisarem e/ou exercitarem os grupos funcionais, ao mesmo tempo que é apresentado informações científicas sobre os chás e suas propriedades terapêuticas. O jogo foi baseado em jogos de tabuleiros e foi formatado no Microsoft PowerPoint. Os resultados obtidos, por meio de questionários, demonstram que 81% dos estudantes confirmam que o jogo contribui positivamente com a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas, de forma dinâmica e interativa. Além disto, 87% dos estudantes compreenderam a relação com o cotidiano das pessoas, onde antes do jogo eram 63% dos alunos, e após a aplicação do jogo 96% dos estudantes tiveram motivação em aprender o conteúdo. O jogo proporcionou o engajamento e a interação entre os estudantes durante a sua execução, colaborando para a troca de conhecimento e para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o uso de medicamentos, como também para o discernimento dos chás e suas ações terapêuticas. Assim sendo, os resultados obtidos comprovam que os jogos didáticos possuem alto potencial no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, facilitando a difusão do conhecimento e tornando as aulas mais dinâmicas, interessantes e divertidas para os estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentDQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::QUIMICA DOS PRODUTOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Raphael Amancio de-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julio_Manoel_Andrade_Oliveira.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.