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Tipo de Documento: Tese
Título: A prática experimental em ensino de ciências da natureza: qual relação com o saber? Uma pesquisa em escolas em tempo integral
Autor(es): Santos, Jéssica Pereira
Data do documento: 16-Set-2025
Orientador: Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
Coorientador: Charlot, Bernard
Resumo: Desde a década de 1960, busca-se melhorar o ensino de Ciências no Brasil com práticas experimentais, mas a literatura aponta que esses esforços não tiveram sucesso. Há pesquisas que mostram o relato de professores sobre as dificuldades para a aplicação de tais práticas. Apesar disso, há consenso de que os experimentos têm potencial para favorecer o entendimento dos conteúdos. Analisar essa questão a partir da perspectiva da relação com o saber pode ajudar a entender melhor os desafios e encontrar caminhos para avanços. Diante do exposto, o objetivo geral desta tese foi investigar a relação com o saber de estudantes nas aulas de práticas experimentais da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio em Tempo Integral da rede estadual do município de Aracaju. A hipótese que norteia esta pesquisa é que a prática experimental promove a construção de uma relação com o saber mais carregada de sentido, o que favorece a mobilização dos estudantes para aprender e um aprendizado mais efetivo nas disciplinas de Física, Química e Biologia. O aporte teórico e metodológico que sustenta o presente trabalho é a teoria da relação com o saber, de Bernard Charlot (2000, 2005, 2009, 2013, 2021), que fornece à pesquisa uma lente para observar e refletir sobre os elementos de sentido e de mobilização dos estudantes em aulas de prática experimental. O estudo é de cunho qualitativo e se insere numa abordagem compreensivista, pautada em uma pesquisa de campo, tendo a observação, a escrita dos balanços de saber e as entrevistas semiestruturadas como métodos de coleta de dados. Participaram desta pesquisa 158 estudantes do 3o ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Sergipe. Os dados foram coletados em sete escolas da mesma rede, no município de Aracaju. A análise dos dados se deu por meio da identificação e categorização de trechos dos balanços de saber, organizados em categorias temáticas e, por fim, em grades de categorização. As entrevistas foram analisadas longitudinalmente e transversalmente. As observações foram analisadas, e através delas foram produzidos quadros comparativos entre as escolas. Por fim, foi realizada uma triangulação dos dados, com vistas a promover uma visão mais ampla dos resultados. Nesta investigação, constatou-se que aulas bem organizadas, com fundamentação teórica consistente, favorecem o desenvolvimento da dimensão epistêmica, enquanto aulas desorganizadas fragilizam a mediação do saber. Foram identificados quatro tipos ideais de estudantes, oferecendo uma visão mais ampla sobre seus perfis para a elaboração e gestão de uma aula experimental. A análise dos balanços de saber possibilitou a criação de 62 categorias que buscaram fornecer um mapeamento de como os estudantes enxergam as aulas de práticas experimentais, os elementos desejo e mobilização, e de como estabelecem vínculos e estruturam suas relações com o mundo, com os outros e consigo mesmos nesse contexto. As entrevistas longitudinais revelaram aspectos subjetivos das relações com a escola, enquanto a análise transversal destacou os conflitos entre cotidiano e escola como fontes de fragilização do vínculo com o saber. No campo teórico, o estudo propôs categorias analíticas inovadoras que ampliam o entendimento das dimensões epistêmica, social e identitária da relação com o saber, no contexto das atividades experimentais no ensino das Ciências da Natureza, contribuindo para um avanço no campo da teoria da relação com o saber nessa área e apontando caminhos para pesquisas futuras.
Abstract: Since the 1960s, efforts have been made to improve science education in Brazil through experimental practices, but the literature indicates that these efforts have not been successful. There are studies that report teachers’ accounts of the difficulties in implementing such practices. Despite this, there is broad consensus that experiments have the potential to enhance students’ understanding of scientific content. Analyzing this issue from the perspective of the relationship to knowledge may offer deeper insights into the challenges faced and help identify paths for improvement. In this context, the general objective of this thesis was to investigate the relationship to knowledge among students during experimental science classes in the field of Natural Sciences and their Technologies, within the Full-Time High School program of the public education system in Aracaju, Brazil. The guiding hypothesis of this research is that experimental practices foster a more meaningful relationship to knowledge, which, in turn, promotes student engagement and more effective learning in Physics, Chemistry, and Biology. The theoretical and methodological framework adopted is Bernard Charlot’s theory of the relationship to knowledge (2000, 2005, 2009, 2013, 2021), which provides the analytical lens to examine the meaning and engagement elements involved in students’ participation in experimental science classes. This is a qualitative study grounded in a comprehensive approach and based on field research, using classroom observation, students’ written learning narratives (bilans de savoir), and semi-structured interviews as data collection methods. The research involved 158 third-year high school students from the public education system of the state of Sergipe. Data were collected in seven schools located in the city of Aracaju. The analysis included identifying and categorizing excerpts from the students’ learning narratives, which were then grouped into thematic categories and organized into classification grids. Interviews were analyzed both longitudinally and transversally. Observational data were also examined, leading to the construction of comparative charts across the schools. Finally, data triangulation was conducted to provide a more comprehensive understanding of the findings. The study found that well-structured classes with solid theoretical foundations foster the development of the epistemic dimension, whereas disorganized classes weaken knowledge mediation. Four ideal student types were identified, offering a broader understanding of student profiles to guide the design and management of experimental lessons. The analysis of the learning narratives led to the creation of 62 categories that mapped how students perceive experimental practices, the elements of desire and engagement, and how they build connections and structure their relationships to the world, with others, and with themselves within this context. Longitudinal interviews revealed subjective aspects of students’ relationships with school, while the transversal analysis highlighted tensions between everyday life and schooling as sources of weakened links to knowledge. On a theoretical level, this study proposed innovative analytical categories that expand the understanding of the epistemic, social, and identity dimensions of the relationship to knowledge in the context of experimental activities in science education. This contributes to advancing the theoretical field of the relationship to knowledge and points toward directions for future research.
Palavras-chave: Educação
Ciências da natureza
Prática de ensino
Ensino médio
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educação integral
Education
Natural sciences
Experimental practices
High school education
Knowledge
Meaning and engagement
Technologies
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Jéssica Pereira. A prática experimental em ensino de ciências da natureza: qual relação com o saber? Uma pesquisa em escolas em tempo integral. 2025. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23142
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