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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Mylena Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-18T13:36:08Z-
dc.date.available2025-09-18T13:36:08Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Mylena Nascimento. Desenvolvimento de materiais didáticos e o seu papel na construção dos saberes docentes de bolsistas do PIBID dos cursos de ciências da natureza. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23155-
dc.description.abstractThe Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID), created in 2007, is an essential public policy for teacher’s training. Its goal is to integrate higher education with basic education, immersing teachers in schools, aiming to improve education and value the teaching area. The activities involved in PIBID, including the preparation and application of teaching materials, can provide the acquisition of Tardif's (2010) teaching knowledge. Accordingly, the purpose of this work is to research the role of the process of elaboration and application of teaching material in the construction of teaching knowledge, developed by PIBID scholarship holders of the Bachelor’s degree courses in the area of Natural Science at the Federal University of Sergipe - Campus Professor Alberto Carvalho. This essay takes a qualitative approach, as it’s based on social construction, that is, its goal is to explore perceptions, meanings and interactions people show with the research objective (FLICK, 2013). The research members were PIBID scholarship holders of degree courses in Natural Science, Physics and Chemistry who acted in the 2022 edict. For data production, social narratives were used, collected through three Google forms. Each form presents a purpose and orientation for writing, aiming for members to reflect on their feelings, challenges, learning, motivations and experiences in PIBID as well as the development and application of teaching materials. Correspondingly, the data interpretation instrument used was analyzing Bardin’s (2016) content. Based on the data it was possible to indicate that PIBID significantly helped the construction of teaching knowledge, as categorized by Tardif (2010): knowledge of professional training, disciplinary, curricular and experiential. In addition, after data analysis, collaborative teaching knowledge was identified, showing that the guidelines of coordinators and supervisors played an exceptional role in teaching identity consolidation. Therefore, it was observed that experiential and collaborative knowledge emerged more frequently, showing how PIBID helped the development of social and personal skills essential to educational practices, in addition to promoting a constant and enriching interaction between teachers in training and school professionals.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectProfessores – Formaçãopor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)por
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectEducational materialeng
dc.titleDesenvolvimento de materiais didáticos e o seu papel na construção dos saberes docentes de bolsistas do PIBID dos cursos de ciências da naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, João Paulo Mendonça-
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, é uma política pública fundamental para a formação de professores. Seu objetivo é integrar a educação superior com a educação básica, promovendo a imersão dos licenciandos nas escolas, visando melhorar a qualidade da educação e valorizar a profissão docente. As atividades desenvolvidas no PIBID, incluindo a elaboração e realização de material didático, podem proporcionar a Construção dos saberes docentes de Tardif (2010). Diante disso, o objetivo desse trabalho é investigar o papel do processo de elaboração e a realização prática de materiais didáticos na construção dos saberes docentes, desenvolvidos pelos bolsistas PIBID dos cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Sergipe – Campus Professor Alberto Carvalho. O trabalho apresenta abordagem qualitativa, pois se trata de uma pesquisa pautada na construção social, isto é, tem como objetivo explorar as percepções, significados e interações que indivíduos apresentam com o objeto de estudo (FLICK, 2013). Os participantes da pesquisa foram bolsistas do PIBID da área de Ciências da Natureza, cursos de Ciências Biológicas, Física e Química que atuaram no edital de 2022 (BRASIL, 2022). Para a produção de dados, foram utilizadas narrativas textuais, coletadas por meio de três formulários do Google. Cada formulário apresenta objetivo e orientações para a escrita, visando que os participantes refletissem sobre seus sentimentos, desafios, aprendizagens, motivações e experiências no PIBID e na elaboração e realização de materiais didáticos. Diante disso, o instrumento de interpretação de dados utilizado foi análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir dos dados foi possível indicar que o PIBID contribuiu significativamente para a construção dos saberes docentes, conforme categorizados por Tardif (2010): saberes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. Ademais, após a análise dos dados, foi identificado o saber docente colaborativo, evidenciando que as orientações de coordenadores e supervisores desempenharam um papel crucial na consolidação da identidade docente. Assim, foi observado que os saberes experienciais e colaborativos emergiram com maior frequência, indicando como o PIBID favoreceu o desenvolvimento de competências sociais e pessoais essenciais para a prática pedagógica, além de promover uma interação constante e enriquecedora entre os docentes em formação e os profissionais das escolas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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