Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23161
Tipo de Documento: Tese
Título: “Creio, por isso eu estudo”: apropriações do pensamento educacional de Martinho Lutero no impresso Mensageiro Luterano (1917-1947)
Autor(es): Costa, Douglas Lima da
Data do documento: 21-Jul-2025
Orientador: Oliveira, João Paulo Gama
Coorientador: Weiduschadt, Patrícia
Resumo: A presente pesquisa parte da tese de que o impresso Mensageiro Luterano foi concebido com o objetivo de instruir e orientar religiosamente o público luterano, alinhando-se aos princípios de Martinho Lutero, cuja intenção era favorecer o aperfeiçoamento tanto da condição social quanto da vida espiritual dos fiéis. Tendo isso em vista, destaca-se que objetivo geral do presente trabalho é analisar como se deram a recepção e apropriação do pensamento educacional de Martinho Lutero no contexto teuto-brasileiro, especialmente entre os membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), através das publicações periódicas do impresso ‘Mensageiro Luterano’ (1917-1947). Com isso, vale salientar que o presente trabalho busca compreender como ideias educacionais oriundas da Reforma Protestante, especialmente as de Martinho Lutero, foram recebidas, reinterpretadas e apropriadas pelos membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Metodologicamente, a presente pesquisa utiliza o impresso o Mensageiro Luterano, enquanto o enfoque teórico foi a história cultural, remetendo ao autor Roger Chartier como aporte principal. A partir das análises realizadas, conclui-se que o jornal Mensageiro Luterano constituiu-se como uma relevante ferramenta formativa da IELB, indo além da simples difusão de conteúdos religiosos. Sua atuação abrangeu disputas pedagógicas, doutrinárias e sociais, refletindo as estratégias institucionais da IELB frente aos desafios históricos e culturais do período. Evidencia-se, ainda, que o pensamento educacional de Martinho Lutero foi sistematicamente apropriado e ressignificado no contexto brasileiro, especialmente nas comunidades teuto-brasileiras do sul do país, moldando uma proposta educativa que articulava fidelidade à tradição reformista e adaptação às realidades locais. A leitura das edições do periódico revela, assim, a construção de um modelo educacional luterano centrado na formação espiritual e cidadã dos indivíduos, reafirmando o papel da educação como eixo estruturante da ação religiosa e comunitária da IELB.
Abstract: This research is based on the thesis that the Lutheran Messenger was conceived to provide religious instruction and guidance to the Lutheran public aligning itself with the principles of Martin Luther, whose intention was to foster the improvement of both the social condition and the spiritual life of the faithful. With this in mind, the general objective of this work is to analyze how Martin Luther's educational thought was received and appropriated in the German-Brazilian context, especially among members of the Evangelical Lutheran Church of Brazil (IELB), through the periodical publications of the Lutheran Messenger (1917-1947). Therefore, it is worth emphasizing that this work seeks to understand how educational ideas originating from the Protestant Reformation, especially those of Martin Luther, were received, reinterpreted, and appropriated by members of the Evangelical Lutheran Church of Brazil. Methodologically, this research uses the Lutheran Mensageiro newspaper, while the theoretical focus was cultural history, with Roger Chartier as the main contribution. Based on the analyses, it is concluded that the Lutheran Mensageiro newspaper constituted a relevant educational tool for the IELB, going beyond the simple dissemination of religious content. Its activities encompassed pedagogical, doctrinal, and social disputes, reflecting the IELB's institutional strategies in the face of the historical and cultural challenges of the period. It is also evident that Martin Luther's educational thinking was systematically appropriated and reinterpreted in the Brazilian context, especially in the German-Brazilian communities in the south of the country, shaping an educational proposal that combined fidelity to the Reformist tradition with adaptation to local realities. Reading the periodical's issues thus reveals the construction of a Lutheran educational model centered on the spiritual and civic formation of individuals, reaffirming the role of education as a structuring axis of the IELB's religious and community action.
Palavras-chave: Lutero, Martinho, 1483-1546 - Educação
Educação religiosa – História
Protestantismo – Brasil - História
Impressos religiosos – Brasil – Século XX
Igreja Luterana
Impresso Mensageiro Luterano
Religious education
Lutheran church
Periodical Mensageiro Luterano
Martin Luther
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Douglas Lima da. “Creio, por isso eu estudo”: apropriações do pensamento educacional de Martinho Lutero no impresso Mensageiro Luterano (1917-1947). 2025. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23161
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS_LIMA_COSTA.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.