Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23176
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Liziane Bomfim dos-
dc.date.accessioned2025-09-22T11:12:26Z-
dc.date.available2025-09-22T11:12:26Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23176-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofReleitura ilustrada de poemas de Lau Siqueirapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectLau Siqueirapor
dc.subjectReleitura de poemaspor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectPoesia brasileirapor
dc.titleIlustrações de Lau Siqueirapt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramalho, Christina Bielinski-
dc.description.resumoPrezado(a) professor(a), Este caderno de leitura literária foi criado com o intuito de ampliar o estudo da poesia na sala de aula, apresentando um pouco da obra do poeta Lau Siqueira e a proposta de unir poema e ilustração em uma prática que valorize o encontro dos estudantes com a linguagem poética. Ao explorar seus poemas, constataremos que o estudo da poesia é carregado de valores culturais e capaz de criar vínculos significativos entre os alunos e o mundo que os cerca. Este material propõe uma abordagem dinâmica da poesia contemporânea, valorizando sua conexão com a tecnologia e com as ações cotidianas dos alunos. Por meio dessa proposta, buscamos promover o amadurecimento estético e crítico dos estudantes, incentivando o compartilhamento da literatura em diálogo com os avanços tecnológicos. Um dos principais objetivos deste trabalho é desenvolver a ilustração de poemas como prática pedagógica, estimulando a criação da imagem poética e a interação sensível com o texto literário. A poesia, nesse contexto, torna-se um instrumento de leitura crítica do mundo, contribuindo para a formação de cidadãos mais atentos aos acontecimentos do país e do planeta. A proposta aqui apresentada se distancia do ensino tradicional ao propor uma aprendizagem mais dinâmica, voltada para a oralidade, o diálogo e o posicionamento crítico diante de temas relevantes da sociedade. Dessa forma, trabalhamos também a subjetividade e as vivências dos alunos, dando espaço para suas vozes, percepções e interpretações. Almejamos que a poesia funcione como um elo de fortalecimento e resistência, especialmente para os jovens, proporcionando reflexões e transformações nos ambientes em que vivem. Ao perceberem a importância da arte poética e seu poder de mudança, os alunos poderão compreender que a literatura não é apenas um conteúdo escolar, mas um caminho de expressão, consciência e atuação no mundo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIZIANE_BOMFIM_SANTOS_Cadernopedagogico.pdf697,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.