Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Liziane Bomfim dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T11:12:26Z | - |
dc.date.available | 2025-09-22T11:12:26Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23176 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Releitura ilustrada de poemas de Lau Siqueira | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | por |
dc.subject | Lau Siqueira | por |
dc.subject | Releitura de poemas | por |
dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | por |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Incentivo à leitura | por |
dc.subject | Poesia brasileira | por |
dc.title | Ilustrações de Lau Siqueira | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramalho, Christina Bielinski | - |
dc.description.resumo | Prezado(a) professor(a), Este caderno de leitura literária foi criado com o intuito de ampliar o estudo da poesia na sala de aula, apresentando um pouco da obra do poeta Lau Siqueira e a proposta de unir poema e ilustração em uma prática que valorize o encontro dos estudantes com a linguagem poética. Ao explorar seus poemas, constataremos que o estudo da poesia é carregado de valores culturais e capaz de criar vínculos significativos entre os alunos e o mundo que os cerca. Este material propõe uma abordagem dinâmica da poesia contemporânea, valorizando sua conexão com a tecnologia e com as ações cotidianas dos alunos. Por meio dessa proposta, buscamos promover o amadurecimento estético e crítico dos estudantes, incentivando o compartilhamento da literatura em diálogo com os avanços tecnológicos. Um dos principais objetivos deste trabalho é desenvolver a ilustração de poemas como prática pedagógica, estimulando a criação da imagem poética e a interação sensível com o texto literário. A poesia, nesse contexto, torna-se um instrumento de leitura crítica do mundo, contribuindo para a formação de cidadãos mais atentos aos acontecimentos do país e do planeta. A proposta aqui apresentada se distancia do ensino tradicional ao propor uma aprendizagem mais dinâmica, voltada para a oralidade, o diálogo e o posicionamento crítico diante de temas relevantes da sociedade. Dessa forma, trabalhamos também a subjetividade e as vivências dos alunos, dando espaço para suas vozes, percepções e interpretações. Almejamos que a poesia funcione como um elo de fortalecimento e resistência, especialmente para os jovens, proporcionando reflexões e transformações nos ambientes em que vivem. Ao perceberem a importância da arte poética e seu poder de mudança, os alunos poderão compreender que a literatura não é apenas um conteúdo escolar, mas um caminho de expressão, consciência e atuação no mundo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIZIANE_BOMFIM_SANTOS_Cadernopedagogico.pdf | 697,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.