Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Rebeca dos Santos Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-09-22T13:58:19Z-
dc.date.available2025-09-22T13:58:19Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.citationSantana, Rebeca dos Santos Gonçalves. História em quadrinhos como instrumento de formação de leitores em biblioteca escolar. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23190-
dc.description.abstractThe theme of this research was aimed at verifying the opinion of researchers and experts on how comic books can be used as an instrument for the formation of readers and the development of the reading habit in school libraries. The general objective of this academic work was to identify how comic books can be a source of reading, whose mediation forms eclectic readers and also cooperates with school reading, that is: the formation of readers and reading proficiency, literacy, and reading practice with learning objectives. The methodological procedures consisted of a basic research, developed from the narrative bibliographic review. The theoretical framework presented the language, media and sources of information related to comic books and how they can help in literacy and literacy. Reading comic books was presented as a cultural activity in school libraries, as well as its benefits in the formation of readers, literacy and literacy were commented on by experts. The research methodology was characterized as basic, exploratory and descriptive in nature. Using Bardin's Content Analysis, based on the survey and selection of specialized sources, the content was presented, with the terminological, conceptual, quantitative and qualitative survey, presented in a tabular presentation of the results of the analyses. It was possible to conclude that comics can be a very important resource in school reading, which has the potential to develop active, critical and competent readers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectLeitura escolarpor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectComicseng
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectSchool readingeng
dc.subjectReader trainingeng
dc.subjectSchool environmenteng
dc.subjectDocumentaçãopor
dc.titleHistória em quadrinhos como instrumento de formação de leitores em biblioteca escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoA temática desta pesquisa foi direcionada à verificação da opinião dos pesquisadores e especialistas sobre como as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como instrumento para a formação de leitores e desenvolvimento do hábito da leitura em bibliotecas escolares. O objetivo geral foi o de identificar como as histórias em quadrinhos podem ser uma fonte de leitura, cuja mediação forme leitores ecléticos e coopere também com a leitura escolar, ou seja: a formação de leitores e a proficiência leitora, o letramento, e a prática leitora com objetivos de aprendizagem.. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa básica, desenvolvida a partir da revisão bibliográfica narrativa. O referencial teórico apresentou a linguagem, mídias e fontes de informação referentes às histórias em quadrinhos e como eles podem ajudar no letramento e alfabetização. A leitura dos quadrinhos foi apresentada, como atividade cultural em biblioteca escolar, assim como comentados pelos especialistas seus benefícios na formação do leitor, letramento e alfabetização. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como de natureza básica, exploratória e descritiva. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, a partir do levantamento e seleção de fontes especializadas, foi apresentado o conteúdo, com o levantamento terminológico, conceitual, quantitativo e qualitativo, exposto em apresentação tabular dos resultados das análises. Foi possível concluir que os quadrinhos podem ser um recurso muito importante na leitura escolar, que tem o potencial de desenvolver leitores ativos, críticos e competentes.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca_Santos_Gonçalves_Santana.pdf868,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.