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dc.contributor.authorVirgens, Alexandro Santos das-
dc.date.accessioned2025-09-22T14:09:03Z-
dc.date.available2025-09-22T14:09:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationVirgens, Alexandro Santos das. A população trans : desafios e estratégias para ingresso e permanência no mercado de trabalho. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23193-
dc.description.abstractThis study aimed to identify the challenges and strategies used by transgender people to enter and remain in the job market in Sergipe. The field research, qualitative and exploratory in nature, employed semi-structured interviews to collect data from four transgender individuals who were seeking to enter or were already engaged in the job market. The interview script consisted of both objective and subjective questions, totaling 18 items aligned with the study's specific objectives. The results highlighted significant challenges faced by the interviewees, many of which were explained by heteronormative culture, with discrimination and prejudice standing out as the main obstacles to accessing and remaining in the job market. The primary strategy for entering the market was the use of referrals from acquaintances, a resource utilized by all participants. To remain in the job market, certain strategies were recurrent, such as educating and orienting coworkers, ignoring malicious or offensive comments, and putting maximum effort into the tasks performed.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectSelação de pessoalpor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectTransgêneropor
dc.subjectJob Marketeng
dc.subjectChallengeseng
dc.subjectEntryeng
dc.subjectRetentioneng
dc.subjectTransgender peopleeng
dc.titleA população trans : desafios e estratégias para ingresso e permanência no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Rúbia Oliveira-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar os desafios e as estratégias utilizadas por pessoas transgênero para ingressar e permanecer no mercado de trabalho em Sergipe. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa e exploratória, utilizou entrevistas semiestruturadas para coletar dados junto a quatro transgênero que buscavam ingressar ou já estavam inseridos no mercado de trabalho. O roteiro das entrevistas foi composto por perguntas objetivas e subjetivas, totalizando dezoito questões alinhadas aos objetivos específicos do estudo. Os resultados evidenciaram desafios significativos enfrentados pelos entrevistados, muitos deles explicados pela cultura heteronormativa, com a discriminação e o preconceito destacando-se como os principais obstáculos ao acesso e à permanência no mercado de trabalho. A principal estratégia para inserção no mercado foi a indicação de conhecidos, recurso utilizado por todos os participantes. Para permanecerem no mercado de trabalho, algumas estratégias foram recorrentes, tais como a orientação e educação dos colegas de trabalho, a prática de ignorar comentários maldosos ou ofensivos e o máximo empenho nas atividades realizadas.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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