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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPetrarca, Fernanda Rios-
dc.contributor.authorNeves, Clarissa Eckert Baeta-
dc.date.accessioned2025-09-22T16:36:26Z-
dc.date.available2025-09-22T16:36:26Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.identifier.citationPETRARCA, F. R.; NEVES, C. E. B. “Direitos Humanos se conquistam na luta”: igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do Sul, Sociedade e Estado, Brasília, v. 26, n. 1, p. 151-173, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/Gr9LwBrqPDFrhcZsWDccb9b/?lang=pt. Acesso em: 22 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5462-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23196-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.relation.ispartofSociedade e Estadopt_BR
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectTítulo escolarpor
dc.subjectIgualdade racialpor
dc.subjectAtuação profissionalpor
dc.subjectAtivismo jurídicopor
dc.title“Direitos Humanos se conquistam na luta”: igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoPartindo das discussões sobre expansão e diversificação do ensino superior, este artigo analisa a relação entre a defesa de causas coletivas voltadas à questão racial e a atuação profissional, baseada na formação acadêmica no Rio Grande do Sul. Os objetivos consistem em examinar, por um lado, o peso da formação acadêmica e de outros recursos sociais para a ocupação de postos em movimentos e grupos voltados à defesa da questão racial. Por outro lado, apreender os princípios de identificação e os sentidos atribuídos à atuação profissional e a formação acadêmica. Este estudo demonstra que os princípios de identificação étnico-raciais e o engajamento militante são fundamentais para conformar novas percepções do título escolar.pt_BR
dc.description.localBrasíliapt_BR
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