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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23196
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Petrarca, Fernanda Rios | - |
dc.contributor.author | Neves, Clarissa Eckert Baeta | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T16:36:26Z | - |
dc.date.available | 2025-09-22T16:36:26Z | - |
dc.date.issued | 2011-04 | - |
dc.identifier.citation | PETRARCA, F. R.; NEVES, C. E. B. “Direitos Humanos se conquistam na luta”: igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do Sul, Sociedade e Estado, Brasília, v. 26, n. 1, p. 151-173, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/Gr9LwBrqPDFrhcZsWDccb9b/?lang=pt. Acesso em: 22 set. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-5462 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23196 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Sociedade e Estado | pt_BR |
dc.subject | Engajamento | por |
dc.subject | Título escolar | por |
dc.subject | Igualdade racial | por |
dc.subject | Atuação profissional | por |
dc.subject | Ativismo jurídico | por |
dc.title | “Direitos Humanos se conquistam na luta”: igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Partindo das discussões sobre expansão e diversificação do ensino superior, este artigo analisa a relação entre a defesa de causas coletivas voltadas à questão racial e a atuação profissional, baseada na formação acadêmica no Rio Grande do Sul. Os objetivos consistem em examinar, por um lado, o peso da formação acadêmica e de outros recursos sociais para a ocupação de postos em movimentos e grupos voltados à defesa da questão racial. Por outro lado, apreender os princípios de identificação e os sentidos atribuídos à atuação profissional e a formação acadêmica. Este estudo demonstra que os princípios de identificação étnico-raciais e o engajamento militante são fundamentais para conformar novas percepções do título escolar. | pt_BR |
dc.description.local | Brasília | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCS - Artigos de periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IgualdadeRacialAtivismoJuridicoRioGrandeSul.pdf | 351,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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