Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAccioly, Marília Marques Cruz Silva-
dc.date.accessioned2025-09-26T14:41:48Z-
dc.date.available2025-09-26T14:41:48Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.citationACCIOLY, Marília Marques Cruz Silva. Itinerários de alunas do interior para a capital: entre o Grupo Escolar Padre Dantas, o Ginásio Maroinense e o Atheneu Sergipense (1956-1972). 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23294-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on students from the Padre Dantas School Group, in the city of Maruim/SE, who continued their studies at the Maroinense Gymnasium and at the Atheneu Sergipense, an institution where they completed their scientific education. The general objective is to investigate the school pathways of a group of students between primary and secondary education. As the main object of this study is the journey of a group of students, the initial time frame was established as 1956, the year when student Maria Inácia began her studies at GEPD, and the final mark was set for 1972, the last year to be analyzed, due to the exit and completion of the scientific course by the student from Atheneu Sergipense, Neilde Lemos. The search for sources took place in private collections, at the Public Archive of the State of Sergipe - APES, at the Epiphânio Dórea Public Library - BPED, at the Education and Memory Center of the Atheneu Sergipense - CEMAS, at the general archive of the Department of School Inspection of the Secretary of State for Education of Sergipe - SEED, and at the general archive of the Atheneu Sergipense. In the context of the theoretical methodological framework, the perspective of 'cultural capital' by Pierre Bourdieu was discussed, in dialogue with the studies on 'transfuga' by Norberto Dallabrida; of school material culture by Agustín Benito Escolano, along with works that deal with memory, with Ecléa Bosi. The study highlights the journeys of four students, all of whom were interviewed. By intertwining oral sources with located sources such as, for example, photographs of students, legislation, official documents from schools and students, among others, we were able to analyze the stories of three educational institutions in the state of Sergipe, based on four students from families with limited financial resources, who, through the mobilization of a series of actions and individuals, managed to complete primary and secondary school education in a municipality in the interior of the state and pursue the second stage of secondary education in the capital of Sergipe.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação - História - Sergipepor
dc.subjectGrupo Escolar Padre Dantaspor
dc.subjectGinásio Maroinensepor
dc.subjectColégio Atheneu Sergipensepor
dc.subjectCultura materialpor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectItinerários discentespor
dc.subjectEstudantes de ensino secundáriopor
dc.subjectPadre Dantas school groupeng
dc.subjectMaroinense gymnasiumeng
dc.subjectSchool materialeng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectStudent pathwayseng
dc.titleItinerários de alunas do interior para a capital: entre o Grupo Escolar Padre Dantas, o Ginásio Maroinense e o Atheneu Sergipense (1956-1972)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, João Paulo Gama-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo 4 alunas do Grupo Escolar Padre Dantas (GEPD), da cidade de Maruim/SE, que continuaram seus estudos no Ginásio Maroinense (GM) e no Atheneu Sergipense, instituição na qual cursaram o científico. O objetivo geral consiste em investigar os itinerários escolares de um grupo de discentes entre o primário e o secundário. Como o objeto principal desse estudo é o itinerário de um grupo de estudantes, estabeleceu-se como recorte temporal inicial 1956, ano em que a aluna Maria Inácia iniciou seus estudos no GEPD, e como marco final 1972, último ano a ser analisado, em razão da saída e conclusão do científico pela aluna do Atheneu Sergipense, Neilde Lemos. A busca pelas fontes deu-se em acervos particulares, no Arquivo Público do Estado de Sergipe – APES, na Biblioteca Pública Epiphânio Dórea – BPED, no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense – CEMAS, no arquivo geral do Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe - SEED e no arquivo geral do Atheneu Sergipense. No âmbito do referencial teórico metodológico, discutiu-se com a perspectiva de “capital cultural”, de Pierre Bourdieu, em diálogo com os estudos sobre “trânsfuga” de Norberto Dallabrida; de cultura material escolar, de Agustín Benito Escolano, somados aos trabalhos que tratam da memória, com Ecléa Bosi. O estudo põe em destaque os itinerários de quatro alunas sendo todas elas entrevistadas. Entrecruzando as fontes orais com as fontes localizadas como, por exemplo, fotografias de estudantes, legislações, documentos oficiais das escolas e das alunas, dentre outros, pode-se analisar as histórias de três instituições educativas do estado de Sergipe, tendo como base quatro alunas que pertenciam a famílias sem muitos recursos financeiros, mas que, por meio da mobilização de uma série de ações e sujeitos, conseguiram concluir o ensino primário e ginasial, em um município do interior do Estado, e, cursar a segunda etapa ensino do secundário na capital sergipana.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILIA_MARQUES_CRUZ_SILVA_ACCIOLY.pdf4,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.