Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Carlos Lima dos-
dc.contributor.authorFreitag, Raquel Meister Ko-
dc.date.accessioned2025-10-06T18:28:01Z-
dc.date.available2025-10-06T18:28:01Z-
dc.date.issued2012-04-
dc.identifier.citationSANTOS, J. C. L.; FREITAG, R. M. K. Perguntas na sala de aula: relações de poder, tópico discursivo e conhecimento. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 10, n. 1, p. 83-96, jan./abr. 2012. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.08/762. Acesso em: 6 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6202-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23353-
dc.description.abstractThis article aims to show the relationship established between power, questions, topic and construction of knowledge in the classroom. We defend that the teacher has the institutionally conferred power to control discursive topics and that such control is implemented by means of questions designed so as construct knowledge. In order to investigate this claim we analyzed a corpus formed by recordings of science classes to control questions-answer pair, social actors and their relationship to the discursive topic. The results point that 96% question from the corpus (435 in total) were devised by the teacher, 95% of the questions are open, 92% are “didactic” and 94% questions are related to the development of the discursive topic. The teacher asks more because he has control over the topic of discourse, and questions – mostly didactic – are related to development of topic. The data confirm the initial claim that there is a relationship between power, questions, topic and construction of knowledge.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinospt_BR
dc.relation.ispartofCalidoscópiopt_BR
dc.subjectPerguntapor
dc.subjectTópico discursivopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectQuestioneng
dc.subjectTopiceng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectPowereng
dc.titlePerguntas na sala de aula: relações de poder, tópico discursivo e conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeQuestions in the classroom: power, topic and knowledgeeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo evidenciar a relação que se estabelece entre poder, pergunta, tópico e construção do conhecimento na sala de aula. Parte-se da ideia de que o professor tem o poder, que lhe é conferido institucionalmente, para controlar o tópico, sendo este controle efetivado através das perguntas para, enfim, se chegar ao co-nhecimento. Para testar esta hipótese, analisamos a gravação de aulas de ciências do ensino fundamental, a fim de controlar o par pergunta e resposta, os atores sociais e sua relação com o tópico. Como resultado, constamos que, de um total de 435 perguntas, 96% foram feitas pelo professor, 95% das perguntas são do tipo abertas, 92% das perguntas foram do tipo “didática” e 94% relacionadas com o desenvolvimento do tópico. O professor pergunta mais porque tem o controle do tópico discursivo, e as perguntas, por serem em sua maioria de caráter didático, estão relacionadas com o desenvolvimento deste. Os dados obtidos cor-roboram a hipótese inicial de que há uma relação entre poder, pergunta, tópico e construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.localSão Leopoldopt_BR
Aparece nas coleções:DLEV - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerguntasSalaAulaRelacoesPoder.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.