Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Brenda Caroline Sousa de-
dc.date.accessioned2025-10-07T13:12:04Z-
dc.date.available2025-10-07T13:12:04Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.citationANDRADE, Brenda Caroline Sousa de. As disciplinas de história no Ginásio Estadual de Itabaiana (1950 - 1953): docentes, discentes e conteúdos. 2025. 42 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23360-
dc.description.abstractThe general objective of this monograph is to analyze the history subjects offered to the first class of the Ginásio Estadual de Itabaiana (GEI) from 1951 to 1953. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: to conduct bibliographical studies in the Repository of the Federal University of Sergipe, focusing on studies related to the Sergipe gymnasiums and middle schools, specifically about the GEI and the Murilo Braga school; and to investigate the history subjects in the GEI based on the notebooks, focusing on teachers, students, and content. We used André Chervel (1990) as a theoretical reference in dealing with the concept of the history of school subjects. The justification for carrying out this study lies in the need to understand the Sergipe gymnasiums and their importance for education in the state's hinterland, since there are few studies dedicated to the subject, even fewer about school subjects. The main sources of research were the GEI school diaries, which are safeguarded in the archive of Colégio Estadual Murilo Braga, as a result of the work of PIBIC, of which I was a scholarship holder between 2020 and 2021.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectGinásio Estadual Itabaianapor
dc.subjectHistória das disciplinas escolarespor
dc.subjectEducação – Históriapor
dc.subjectDisciplina escolarpor
dc.subjectSecondary educationeng
dc.subjectItabaiana State Gymnasiumeng
dc.subjectHistory of school subjectseng
dc.titleAs disciplinas de história no Ginásio Estadual de Itabaiana (1950 - 1953) : docentes, discentes e conteúdospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, João Paulo Gama-
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo geral analisar as disciplinas de história ofertadas para a primeira turma do Ginásio Estadual de Itabaiana (GEI) nos anos de 1951 a 1953. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento no Repositório da Universidade Federal de Sergipe sobre os ginásios sergipanos com foco central no GEI e o Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB) e o segundo objetivo insere-se em investigar as disciplinas de história no GEI a partir das cadernetas com foco nos Professores, Discentes e Conteúdos. Utilizamos como referencial teórico André Chervel (1990) no trato com o conceito da história das disciplinas escolares. A justificativa para a realização deste estudo reside na necessidade de compreender os ginásios sergipanos e a sua importância para a educação no agreste do estado, pois, são poucos os estudos que são reservados para a temática, menos ainda acerca das disciplinas escolares. As principais fontes de pesquisa foram os diários escolares do GEI, que estão salvaguardados no arquivo do Colégio Estadual Murilo Braga, como fruto do trabalho do PIBIC, do qual fui bolsista entre os anos de 2020 e 2021.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brenda_Caroline_Sousa_Andrade.pdf323,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.