Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kátia Suzane Prado da-
dc.date.accessioned2025-10-08T17:40:11Z-
dc.date.available2025-10-08T17:40:11Z-
dc.date.issued2025-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Kátia Suzane Prado da. Conexões entre dança e cognição: saberes da experiência com o tirocínio docente. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23383-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis presents the experience of the Teaching Practicum in the course Dance and Cognition of the Dance Licentiate Program at the Federal University of Sergipe (UFS). Using a qualitative approach and literature review, this study articulates key concepts from Cognitive Sciences such as neural plasticity, mirror neurons, kinesthesia, and cognitive metaphors to expand the knowledge base within dance studies. Focusing on Fusion Bellydance and dance improvisation, the writing highlights meaningful insights derived from experiential knowledge. The results indicate that the practice of dance, when combined with neuroscientific understanding, enhances sensory, expressive, and cognitive abilities, promoting bodily awareness and motor empathy co-implicated with the perspective Embodied Cognition (Lakoff; Johnson, Rosch 2016; Desai et al., 2011; Wilson et al., 2013) in the act of dancingeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEstudopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectFusion Bellydanceeng
dc.subjectTeaching Practicumeng
dc.subjectDance teachingeng
dc.titleConexões entre dança e cognição: saberes da experiência com o tirocínio docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Feitoza, Jonas Karlos de Souza-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência do Tirocínio Docente na disciplina de Dança e Cognição do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Utilizando uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura, este estudo articula conceitos-chave das Ciências Cognitivas, como plasticidade neural, neurônios-espelho, cinestesia e metáforas cognitivas para expandir os conhecimentos dos estudos em dança. Com foco nas abordagens da Fusion Bellydance e da improvisação em dança a escrita expõe conhecimentos significativos sobre o saber da experiência. Os resultados demonstram que a prática da dança combinada ao conhecimento neurocientífico, aprimora habilidades cognitivas sensoriais e expressivas para a promoção da escuta corporal e da empatia motora co-implicada com a perspectiva da Cognição Corporificada (Lakoff; Johnson, Rosch 2016; Desai et al., 2011; Wilson et al., 2013) no fazer da dança.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia_Suzane_Prado_Silva.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.