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dc.contributor.authorBrito, Victória Gabrielle Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-10-08T18:09:52Z-
dc.date.available2025-10-08T18:09:52Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationBRITO, Victória Gabrielle Rodrigues de. Critérios para incremento de vegetação no sistema viário: bairro Rosa Elze, São Cristóvão – SE. 126 f. 2025. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23386-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectVegetação urbanapor
dc.subjectSistema viáriopor
dc.titleCritérios para incremento de vegetação no sistema viário: bairro Rosa Elze, São Cristóvão – SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Kohler, Raquel-
dc.description.resumoOs impactos ambientais, gerados pela expansão das cidades, são potencializados pela falta de planejamento urbano, sendo necessário pensar em soluções sustentáveis para minimizá-los. Desse modo, o incremento de vegetação no meio urbano pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável. O sistema viário, composto pelos passeios públicos, canteiros centrais, rotatórias e rótulas, é o setor com maior potencial para esverdeamento das áreas urbanas, pois ocupa grande extensão da cidade. Diante disso, este trabalho propõe critérios para incremento de vegetação no sistema viário do bairro Rosa Elze, São Cristóvão - SE. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica sobre planejamento urbano sustentável, vegetação urbana, estratégias e estudos de caso de incremento de vegetação no sistema viário. Para a contextualização da área de estudo, apresenta-se o mapeamento da vegetação existente no sistema viário nos anos de 2011, 2019 e 2025, feito através de imagens de satélite do Google Earth (2025), com o levantamento planimétrico do bairro, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão; visitas de campo para registro fotográfico e aplicação de checklist para levantamento do sistema viário; análise quali-quantitativa dos dados coletados; e definição dos padrões de vias. Pelo mapeamento realizado, observou-se a supressão de 40% da vegetação no bairro e que seu incremento foi isolado. Portanto, necessitou-se avaliar as possibilidades de incremento de vegetação na malha viária do bairro, através da aplicação de critérios, que requerem estudos mais aprofundados para serem implementados.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localLaranjeiras- SEpt_BR
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