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dc.contributor.authorFontes, Gabriela Eduarda Nicásio Gomes-
dc.date.accessioned2025-10-10T21:43:36Z-
dc.date.available2025-10-10T21:43:36Z-
dc.date.issued2025-07-18-
dc.identifier.citationFONTES, Gabriela Eduarda Nicásio Gomes. Relação entre habilidades cognitivas e o sistema vestibular em crianças: um estudo transversal. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Aplicado em Ciência À Saúde, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23431-
dc.description.abstractIntroduction: The vestibular system is composed of several structures, including the labyrinth, which is responsible for maintaining human balance. Individuals with vestibular disorders have difficulties with body balance and other aspects, which can compromise the learning process in children due to changes in the cognitive abilities involved. Thus, vestibular disorders can directly affect children's development and learning. Objective: To investigate the relationship between cognitive abilities and the vestibular system in children. Method: This is an analytical, cross-sectional, and quantitative study conducted with children aged six to 12 years. Cognitive abilities were assessed using the Neupsilin-Inf - Brief Neuropsychological Assessment Instrument for Children. The vestibular system was evaluated using cervical vestibular evoked myogenic potentials (cVEMP) and ocular vestibular evoked myogenic potentials (oVEMP). Data analysis was performed using the t-test for independent samples and the Mann-Whitney test. Results: The sample consisted of 38 children, 21 females and 17 males, with a mean age of 8.7 years. Quantitative analysis indicated significant associations between vestibular assessments and cognitive performance, with emphasis on the relationship between cVEMP amplitude and visual perception ability, as well as between oVEMP asymmetry and memory and executive function skills. Conclusion: The presence of vestibulo-ocular reflex asymmetry in children was significantly related to memory and executive function skills, while a greater amplitude of the vestibulospinal reflex was related to changes in visual perception ability.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCriançapor
dc.subjectChildeng
dc.subjectSistema Vestibularpor
dc.subjectVestibular Systemeng
dc.subjectEquilíbrio Posturalpor
dc.subjectPostural Balanceeng
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectPotenciais Evocados Miogênicos Vestibularespor
dc.subjectVestibular Evoked Myogenic Potentialseng
dc.titleRelação entre habilidades cognitivas e o sistema vestibular em crianças: um estudo transversalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Granzotti, Raphaela Barroso Guedes-
dc.description.resumoIntrodução: O sistema vestibular é composto por diversas estruturas, dentre elas o labirinto, responsável pela manutenção do equilíbrio humano. Indivíduos com alterações vestibulares apresentam dificuldades no equilíbrio corporal e em outros aspectos, o que pode comprometer o processo de aprendizagem em crianças, devido às alterações nas habilidades cognitivas envolvidas. Assim, vestibulopatias podem afetar diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Objetivo: Investigar a relação entre habilidades cognitivas e o sistema vestibular de crianças. Método: Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo, conduzido com crianças com idades entre seis e 12 anos. As habilidades cognitivas foram avaliadas por meio do Neupsilin-Inf - Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve para Crianças. O sistema vestibular foi avaliado por meio dos exames do Potencial Evocado Miogênico Vestibular Cervical (cVEMP) e Potencial Evocado Miogênico Vestibular Ocular (oVEMP). A análise de dados foi realizada com os testes t para amostras independentes e Mann-Whitney. Resultados: A amostra foi composta por 38 crianças, sendo 21 do sexo feminino e 17 do masculino, com média de idade de 8,7 anos. A análise quantitativa indicou associações significativas entre as avaliações vestibulares e o desempenho cognitivo, com destaque para a relação entre a amplitude do cVEMP e a habilidade de percepção visual, bem como entre a assimetria do oVEMP e as habilidades de memória e funções executivas. Conclusão: Presença de assimetria do reflexo vestíbulo-ocular em crianças esteve significativamente relacionada as habilidades de memória e função executiva, enquanto uma maior amplitude do reflexo vestíbulo-espinhal esteve relacionada a uma alteração na habilidade de percepção visual.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúdept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Aline Cabral de-
dc.description.localLagarto,SEpt_BR
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