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dc.contributor.authorAndrade, Eduardo Costa-
dc.date.accessioned2025-10-13T14:50:28Z-
dc.date.available2025-10-13T14:50:28Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.identifier.citationAndrade, Eduardo Costa. Expectativa, luto e emoção : uma análise da construção da imagem de Ayrton Senna pelas transmissões da Fórmula 1 na Rede Globo em 1994. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23439-
dc.description.abstractThe presente study will analyze how Ayrton Senna’s image was explored during the live coverages of Formula 1 by Rede Globo, sole holder of category’s broadcasting rights in Brazil. As an object of analyzes, the complete live broadcasts of four of the 16 races of 1994 season (his death’s year) will be used: GPs of Brazil, San Marino, Monaco and Australia. Thus, the work focused on understanding how the image of the three-time world champion was reinforced in these broadcasts, before, during and after his death, and to analyze how he is related to concepts widely used in his name: those of hero, myth and idol. In addition to this explanation of the three mentioned concepts, the research takes a general approach to Senna's career and contextualizes all the expectations of that season; and brings an analysis of the power of influence of television in Brazilian society, its relation with sports and with Formula 1 in a specific way. The methods used to achieve these objectives were the Case Study, based mainly on the studies by Yin (2001), and the Materiality Analysis proposed by Coutinho (2016). Given all this, with analysis of issues such as time on the screen, number of quotes and variations in narratives, we can see how Rede Globo's broadcasts reinforced Ayrton Senna's image despite his death, with a clear attempt to use the power of television (and especially Globo) to keep his legacy alive, even with his departure. Finally, it was noted how the concepts of hero, myth and idol were widely used, building a strong imaginary of the driver with his departure.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectAyrton Sennapor
dc.subjectFórmula 1por
dc.subjectRede Globopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectDireito de imagempor
dc.subjectFormula 1eng
dc.subjectTelevisioneng
dc.titleExpectativa, luto e emoção : uma análise da construção da imagem de Ayrton Senna pelas transmissões da Fórmula 1 na Rede Globo em 1994pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Belém, Vitor Curvelo Fontes-
dc.description.resumoO presente trabalho analisará como a imagem de Ayrton Senna era explorada durante as transmissões ao vivo da Fórmula 1 pela Rede Globo, detentora única dos direitos de transmissão da categoria no Brasil. Como objeto de análise, serão utilizadas as transmissões completas e ao vivo da época, de quatro das 16 corridas da temporada de 1994 (ano da morte do piloto): os Grandes Prêmios do Brasil, San Marino, Mônaco e Austrália. Assim, o trabalho se debruçou a entender como a imagem do tricampeão mundial foi reforçada nestas transmissões, antes, durante e depois da morte, e analisar como ele é relacionado a conceitos bastante utilizados em seu nome: os de herói, mito e ídolo. Ademais dessa explicação dos três conceitos citados, a pesquisa faz uma abordagem geral da carreira de Senna e contextualiza toda a expectativa daquela temporada; e traz uma análise sobre o poder de influência da televisão na sociedade brasileira, sua relação com os esportes e a Fórmula 1 de forma específica. Os métodos utilizados para atingir tais objetivos foram o Estudo de Caso, com base principalmente nos estudos de Yin (2001), e a Análise da Materialidade proposta por Coutinho (2016). Diante disso tudo, com análises de questões como tempo de imagem na tela, quantidade de citações e variações nas narrações, pode-se perceber como as transmissões da Rede Globo reforçaram a imagem de Ayrton Senna apesar da sua morte, com a tentativa clara de usar o poder da televisão (e em especial da Globo) para manter o seu legado vivo, mesmo com sua partida. Por fim, notou-se como os conceitos de herói, mito e ídolo foram bastante utilizados, formando um imaginário forte do piloto com sua partida.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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