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dc.contributor.authorSilva, Charles Henrique Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-10-13T19:38:11Z-
dc.date.available2025-10-13T19:38:11Z-
dc.date.issued2025-09-30-
dc.identifier.citationSILVA, Charles Henrique Ferreira da. Religião e música: uma análise da fé e da experiência religiosa em canções da MPB. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23450-
dc.description.abstractThis dissertation, entitled "Religion and Music: An Analysis of Faith and Religious Experience in MPB Songs," analyzes faith (a material object) and Brazilian popular music (a formal object and source for the study of religion), as an instrument of faith expression. Its problematic seeks to answer how composers understand what they call faith. Through a theoretical-methodological discussion, after identifying a concept of faith in Mircea Eliade in connection with Paul Tillich's concept of faith, we intend to contribute, through an articulated approximation of these concepts, to the understanding of the notion of faith and its typologies (Human Faith and Religious Faith in Popular Songs), as well as religious experience as a category. Thus, in light of Eliade and Tillich as references for analyzing the songs – but without making them arbitrary or superior instances for evaluating the type of faith ex- pressed by the composers –, the aim is to show that, in the authors' concepts of faith, there is a characteristic element in common, that being “creative freedom”, in which we will make a connection with a creativity inspired poetically and artistically in the compositions of the songs. Thus, we consider that religion and music, in a dimension of the human spirit culturally speaking, as well as in the existential and ontological dimensions, from the imaginary to the symbolic that reveals the sacred, through expressions of faith in MPB, manifest a type of revelation poetically inspired by the process of musical composition. Chapter 1 will present the conceptual keys of faith in Tillich and Eliade concomitantly with musical art, in a theoretical-methodological discussion of the main authors, supported and mediated by secondary ones in the realms of religion and its languages, in the phenomenological and philosophical dynamics of religion. In chapter 2, we will analyze the songs by Zé Geraldo, "A fé" (from the 1984 album Sol Girassol) and Diogo Nogueira, "Fé em Deus" (from the 2007 album Poder da Criação), in light of the concepts of faith and its typologies in Tillich and Fowler. Chapter 3 concludes the research by analyzing the context of religious experience in Eliade and Libânio, presenting the hypotheses raised as a result of the reflections considered on the relationship between Music and Religion, reverberated in the songs by the group O Rappa, "Anjos" (from the 2013 album Nunca tem fim), Gustavo Miotto, "Melhor versão" (from the 2023 album Melhor Versão), and Silvanno Salles/Grelo, "Só fé" (from the 2024 album Só fé).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectAspectos religiosospor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subjectpor
dc.subjectPoesia popularpor
dc.subjectCançõespor
dc.subjectAnálisepor
dc.subjectApreciaçãopor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectRevelaçãopor
dc.subjectFaitheng
dc.subjectReligioneng
dc.subjectPopular musiceng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectRevelationeng
dc.titleReligião e música: uma análise da fé e da experiência religiosa em canções da MPBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Calvani, Carlos Eduardo Brandão-
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada Religião e Música: uma análise da fé e da experiência religiosa em canções da MPB tem como objeto de análise a fé (objeto material) e a música popular brasileira (objeto formal e fonte para o estudo da religião), bem como instrumento de expressão de fé, cuja problemática procura responder como os artistas compositores compreendem o que chamam de fé. No itinerário de uma discussão teórico-metodológica, após identificarmos um conceito de fé em Mircea Eliade em conexão com Paul Tillich em seu conceito de fé, pretendemos contribuir, através de uma aproximação desses conceitos de forma articulada, para o entendimento e compreensão da noção de fé e suas tipologias (Fé Humana e Fé Religiosa em canções populares), bem como da experiência religiosa como categoria. Assim, à luz de Eliade e Tillich como referenciais de análise das canções – mas sem fazer deles instâncias arbitrárias ou superiores para avaliar o tipo de fé expressa pelos compositores –, objetiva-se evidenciar que, nos conceitos de fé dos autores, há um elemento característico em comum, sendo esse “a liberdade criativa”, em que faremos uma conexão com uma criatividade inspirada poética e artisticamente nas composições das canções. Desse modo, consideramos que a religião e a música, numa dimensão do espírito humano culturalmente falando, assim como nas dimensões existencial e ontológica, do imaginário ao simbólico que revela o sagrado, por meio das expressões de fé na MPB, manifestam um tipo de revelação inspirada poeticamente no processo da composição musical. O Capítulo 1 apresentará as chaves conceituais da fé em Tillich e Eliade concomitante com a arte musical, numa discussão teóricometodológica dos autores principais subsidiada e intermediada por secundários nos âmbitos da religião e das suas linguagens, na dinâmica fenomenológica e filosófica da religião. Já no capítulo 2, percorreremos a análise das canções de Zé Geraldo, “A fé” (do álbum Sol Girassol, de 1984) e Diogo Nogueira, “Fé em Deus” (do álbum Poder da criação, de 2007), à luz dos conceitos de fé e suas tipologias em Tillich e Fowler. Quanto ao capítulo 3, este concluirá a pesquisa analisando a no âmbito da experiência religiosa em Eliade e Libânio, apresentando as hipóteses suscitadas como resultado das reflexões consideradas na relação entre Música e Religião, reverberadas nas canções do grupo O Rappa, “Anjos” (do álbum Nunca tem fim, de 2013), Gustavo Miotto, “Melhor versão” (do álbum Melhor Versão, de 2023) e Silvanno Salles/Grelo, “Só fé” (do álbum Só fé, de 2024).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências da Religiãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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