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dc.contributor.authorSantos, Bruno Leonardo Campos-
dc.date.accessioned2025-10-23T19:59:31Z-
dc.date.available2025-10-23T19:59:31Z-
dc.date.issued2025-08-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Leonardo Campos. O RPG como ferramenta mobilizadora do pensamento crítico no desenvolvimento de competências socioemocionais no ensino de ciências. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23621-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the use of Role-Playing Games (RPGs) as a pedagogical tool to promote critical thinking and develop socio-emotional competencies in science education. The research was carried out with high school students from a public school located in the Baixo São Francisco region, in Sergipe, Brazil, and was grounded in the Design-Based Research (DBR) methodology, involving cycles of planning, intervention, and refinement. The educational intervention consisted of the collaborative development of a digital RPG, built using RPG Maker MV and thematically centered on real environmental issues from the students' local community. Data analysis combined the theoretical matrix (critical thinking × socio-emotional competencies), students’ interaction records, and expert evaluations of the game prototype. The findings indicate that the RPG served as a dynamic formative device, capable of mobilizing key competencies such as decision-making, argument analysis, empathy, social awareness, and collaboration. The game enabled students to engage in meaningful, context-driven learning experiences, reinforcing youth protagonism and the reflective construction of knowledge. Ultimately, this study highlights the potential of RPGs as interdisciplinary, critical, and affective teaching strategies that integrate science, culture, and subjectivity in students' holistic development.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectHabilidades pessoaispor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectJogos de fantasiapor
dc.subjectRole-Playing Game (RPG)por
dc.subjectCompetências socioemocionaispor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectRole-Playing Gameeng
dc.subjectSocio-emotional competencieseng
dc.titleO RPG como ferramenta mobilizadora do pensamento crítico no desenvolvimento de competências socioemocionais no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erivanildo Lopes da-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo investigar o uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta pedagógica capaz de promover o pensamento crítico e desenvolver competências socioemocionais no ensino de Ciências. A pesquisa foi conduzida com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública estadual localizada na região do Baixo São Francisco, em Sergipe, e utilizou como base metodológica o Design Research, articulando ciclos de planejamento, intervenção e reformulação. A proposta consistiu na construção coletiva de um jogo de RPG digital, ambientado em problemáticas socioambientais reais da comunidade, utilizando a plataforma RPG Maker MV. A análise dos dados envolveu a triangulação entre a matriz teórica elaborada (pensamento crítico × competências socioemocionais), os registros das interações com os estudantes e a avaliação do protótipo por especialistas. Os resultados demonstram que o RPG se configurou como um dispositivo formativo dinâmico, capaz de mobilizar capacidades do pensamento crítico e as competências socioemocionais. O jogo proporcionou experiências de aprendizagem situadas e reflexivas, nas quais os estudantes puderam exercitar o pensamento crítico em contextos significativos. Ao assumir papéis ativos na resolução de dilemas narrativos, os participantes não apenas mobilizaram saberes, mas também reconstruíram sentidos sobre ciência, ética e cidadania, reforçando seu protagonismo no processo formativo. Por fim, o trabalho reafirma o potencial do RPG como estratégia de ensino interdisciplinar, crítica e afetiva, capaz de articular ciência, cultura e tecnologia na formação integral dos estudantespt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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