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dc.contributor.authorMartins, Wislanny Santos-
dc.date.accessioned2025-10-30T18:55:14Z-
dc.date.available2025-10-30T18:55:14Z-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.identifier.citationMARTINS, Wislanny Santos. Design thinking na prática docente na educação superior para construção de trilhas de aprendizagem no ensino híbrido. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23642-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to understand the relationship between design thinking (DT) resources and teaching practice in higher education for the development of learning pathways in hybrid courses in the in-person modality at a private higher education institution in Aracaju. This research, entitled "Design Thinking in Teaching Practice in Higher Education for the Development of Learning Paths in Hybrid Learning," is linked to the research group Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/CNPq/UFS), in the Graduate Program in Education at the Federal University of Sergipe (UFS), focusing on the research line "Teacher Training and Practice." The methodological approach to this research stemmed from the guiding question: How can DT resources contribute to teaching practice for the development of learning pathways in hybrid learning? This is a qualitative study (Richardson, 2017) with a descriptive bias, characterized as a case study based on the methodological assumptions of Yin (2005). To address this concern and collect data, bibliographical studies and field research were used, including an online questionnaire administered via Google Forms and semi-structured interviews. The data collected were organized and analyzed using Bardin's (2016) content analysis technique. The research results demonstrated that the teaching practices investigated in the development of the hybrid course already utilize some principles of learning. Thus, learning resources, applied intentionally and as support for the development of learning paths, can help overcome challenges identified in the construction and applicability of learning in the Virtual Learning Environment (VLE), building dynamic, flexible pathways aligned with the needs of the target audience, in collaboration with and based on student feedback as they progress through the paths.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstudo e ensino superiorpor
dc.subjectPratica de ensinopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTrilhas de aprendizagempor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectHybrid learningeng
dc.subjectDesign thinkingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectLearning pathseng
dc.titleDesign thinking na prática docente na educação superior para construção de trilhas de aprendizagem no ensino híbridopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal compreender a relação dos recursos do design thinking (DT) com a prática docente no ensino superior para a construção de desenhos de trilhas de aprendizagem, em disciplinas híbridas da modalidade presencial, de uma instituição de ensino superior particular em Aracaju. Esta pesquisa, intitulada “Design thinking na prática docente na educação superior para a construção de trilhas de aprendizagem no ensino híbrido”, vincula-se ao grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/CNPq/UFS), no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), concentrando-se na linha de pesquisa "Formação e Prática Docente". No percurso metodológico, a investigação originou-se da pergunta norteadora: de que forma os recursos do DT podem contribuir na prática docente para a construção das trilhas de aprendizagem no ensino híbrido? Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa (Richardson, 2017) com viés descritivo, caracterizado como estudo de caso com base nos pressupostos metodológicos de Yin (2005). Para a resolução desta inquietação e a coleta de dados, foram utilizados: estudos bibliográficos e pesquisa de campo, com a aplicação do questionário online, por meio do Google Forms, e da entrevista semiestruturada, com a finalidade de se compreenderem as percepções dos docentes em relação à prática docente e ao DT na construção de trilhas de aprendizagem. Os dados coletados foram organizados e analisados sob a perspectiva da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados da pesquisa demonstraram que as práticas docentes investigadas na construção da disciplina híbrida já fazem uso de alguns princípios do DT. Assim, os recursos do DT, aplicados com intencionalidade e como apoio para o desenvolvimento de trilhas, podem contribuir para superar desafios identificados na construção e na aplicabilidade da aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a fim de se construírem percursos dinâmicos, flexíveis e alinhados com as necessidades do público-alvo, em colaboração e a partir dos feedbacks dos discentes, à medida que estes avançam nos estudos das trilhas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vasconcelos, Alana Danielly-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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