Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Diego Emmanuel Barreto-
dc.date.accessioned2025-11-05T14:20:37Z-
dc.date.available2025-11-05T14:20:37Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationLeite, Diego Emmanuel Barreto. Análise teórica do texto teatral Água e Azeite. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23745-
dc.description.abstractThis paper analyzes the play Água e Azeite by Gilton Lobo, using Renata Pallottini's concepts of dramaturgy, especially those presented in her works Introdução à Dramaturgia, O que é dramaturgia and Dramaturgia: Construção do Personagem. The research seeks to apply Pallottini's textual analysis model, exploring elements such as conflict, dramatic action and character construction. The play, adapted from a short story of the same name, portrays Eugenia's wake, revealing family tensions and conflicts between the characters, especially between Armando and his motherin-law. The analysis highlights the dramatic structure, internal and external conflicts, and the effectiveness of the characterization of the characters, in addition to addressing themes such as social hypocrisy and human contradictions. The study also contextualizes Pallottini's career and her contribution to Brazilian theater, emphasizing her theoretical approach. The play, classified as a drama with elements of magical realism, combines humor and tragedy to criticize social conventions and explore emotional complexity. The conclusion reinforces the importance of conceptual analysis for theatrical teaching, demonstrating how Pallottini's theory illuminates scenic practice.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectDramapor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectPallottinipor
dc.subjectPersonagenspor
dc.subjectÁgua e Azeitepor
dc.subjectDramaeng
dc.subjectDramaturgyeng
dc.subjectPallottinieng
dc.subjectCharacterseng
dc.titleAnálise teórica do texto teatral Água e Azeitept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Carlos Cézar Mascarenhas de-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a peça teatral Água e Azeite, de Gilton Lobo, utilizando os conceitos de dramaturgia de Renata Pallottini, especialmente os apresentados em suas obras Introdução à Dramaturgia, O que é dramaturgia e Dramaturgia: Construção do Personagem. A pesquisa busca aplicar o modelo de análise textual de Pallottini, explorando elementos como conflito, ação dramática e construção de personagens. A peça, adaptada de um conto homônimo, retrata o velório de Eugênia, revelando tensões familiares e conflitos entre os personagens, principalmente entre Armando e sua sogra. A análise destaca a estrutura dramática, os conflitos internos e externos, e a eficácia da caracterização dos personagens, além de abordar temas como hipocrisia social e contradições humanas. O estudo também contextualiza a trajetória de Pallottini e sua contribuição para o teatro brasileiro, enfatizando sua abordagem teórica. A peça, classificada como drama com elementos de realismo fantástico, combina humor e tragédia para criticar convenções sociais e explorar a complexidade emocional. A conclusão reforça a importância da análise conceitual para o ensino teatral, demonstrando como a teoria de Pallottini ilumina a prática cênica.pt_BR
dc.publisher.departmentDTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego_Emmanuel_Barreto_Leite.pdf271,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.