Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Mariana Selister-
dc.date.accessioned2025-11-05T17:22:15Z-
dc.date.available2025-11-05T17:22:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGOMES, M. S. O imaginário social <mulher brasileira> em Portugal: uma análise da construção de saberes, das relações de poder e dos modos de subjetivação. Dados, Rio de Janeiro, v. 56, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/KfQJH99yZRFvXYxGw569vtp/?lang=pt. Acesso em: 5 nov. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1678-4588-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23747-
dc.description.abstractThis article analyses <Brazilian women> in the social imaginary in Portugal through the Foucaultian analytical triad “knowledge-power-subjectivation”, combined with feminist and de-colonial perspectives. The article begins with a retrospective genealogy of media and touristic discourses, based on interviews and documents, in order to unveil the knowledge-power discursive order in the image of <Brazilian women>. The second part analyzes subjectivations of Brazilian immigrant women in Portugal, drawing on interviews and participant observation, to unveil situations of prejudice and discrimination and shed light on how the women confront the discursive order by resisting and re-existing as subjects. According to the conclusions, Brazilian women are seen as a “colonial body” to the extent that they are defined, essentialized, and stigmatized through characteristics attributed to them ever since the historical colonial period and related to hypersexuality. Three modes of subjectivation are identified by which these women resist stigma and re-exist: passive, affirmative, and combative resistance.eng
dc.description.abstractDans cet article, on examine l’imaginaire social <femme brésilienne> au Portugal à partir du trio analytique foucaultien “savoir-pouvoirsubjectivation, dans des optiques de féminisme et de décolonisation. On commence par une archéo-généalogie de discours médiatiques et touristiques empiriquement fondée sur des entretiens et documents, en vue de préciser l’ordre discursif du savoir-pouvoir <femme brésilienne>. La seconde partie correspond à une analyse des subjectivations de femmes brésiliennes expatriées au Portugal, effectuée à partir d’entretiens et d’une observation participante pour chercher à y détecter des situations de préjugés et de discrimination et comprendre comment elles cassent l’ordre du discours par leur résistance et leur réexistence comme sujets. On conclut que les Brésiliennes sont vues comme un “corps colonial” puisque définies, essentialisées et stigmatisées par des caractéristiques attribuées au colonialisme historique marquées par l’hypersexualité. Les modes de subjectivation montrent qu’elles résistent de trois façons: résistance passive, affirmative et combative.fra
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)pt_BR
dc.relation.ispartofDadospt_BR
dc.subjectMulheres brasileiraspor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectSexismopor
dc.subjectColonialidadepor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectBrazilian womeneng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectSexismeng
dc.subjectColonialityeng
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectFemme brésiliennefra
dc.subjectRacismefra
dc.subjectSexismefra
dc.subjectColonialitéfra
dc.subjectRésistancesfra
dc.titleO imaginário social <mulher brasileira> em Portugal: uma análise da construção de saberes, das relações de poder e dos modos de subjetivaçãopt_BR
dc.title.alternative<Brazilian women> in the social imaginary in Portugal: an analysis of knowledge-building, power relations, and modes of subjectivationeng
dc.title.alternativeL’Imaginaire social représenté par la <femme brésilienne> au Portugal: une analyse de la construction des savoirs, des rapports de pouvoir et des modes de subjectivationfra
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo propõe uma orientação teórico-metodológica, de certa forma, inovadora, a qual agrega perspectivas feministas, descoloniais e de inspiração foucaultiana. Pretende aliar uma análise mais estrutural dos discursos racistas e sexistas em torno de <Mulher Brasileira> a uma análise das diferentes formas como as mulheres brasileiras resistem e reexistem a essa ordem discursiva. Acredita-se que não é suficiente enfocar a agência das mulheres sem evidenciar as estruturas racistas e sexistas nas quais se inserem. Tampouco é suficiente abordar as estruturas entendendo as mulheres apenas como vítimas. Esta tentativa de superação da dicotomia estrutura-agência iniciou-se há algumas décadas nas Ciências Sociais (Alexander, 1987). O legado de Michel Foucault para esta superação é ainda pouco utilizado como inspiração teórica e metodológica para pesquisas empíricas, como propõe este artigo, fundamentado no tripé saber-poder-subjetivação.pt_BR
dc.description.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:DCS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImaginarioSocialMulherBrasileiraPortugal.pdf862,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.