Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23768
Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação e desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem como implementação no ensino da disciplina de Diagnóstico Oral da UFS por meio do Blended Learning
Autor(es): Santos, Ana Cristina Zuzarte Ferreira
Data do documento: 2016
Orientador: Takeshita, Wilton Mitsunari
Resumo: Blended Learning (ensino híbrido), é a mais atual abordagem em educação virtual, combina o uso do ensino a distância online com o ensino presencial em sala de aula. A plataforma Moodle é um software que oferece ferramentas que favorecem a integração das atividades presenciais com atividades à distância. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem como material didático de apoio, com intuito de se transformar numa ferramenta no processo de construção do conhecimento para os estudantes de Odontologia, ampliando os cenários de ensino e permitindo a reflexão sobre os processos de educação. Foram selecionados 13 alunos da graduação de Odontologia que já tinham cursado a disciplina Diagnostico Oral do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe. O “AVA métodos especializados por imagem - diagnostico oral (AVA-DO) ” foi desenvolvido no SIGAA-UFS com conteúdo programático previamente definido. Os voluntários receberam um questionário para avaliar o AVA quanto ao material de apoio disponibilizado no ambiente, bem como sua acessibilidade e navegabilidade, e o ganho de conhecimento após a experiência na educação a distância. Os resultados apontaram mais de 80% de acertos em relação ao ganho de aprendizado, quanto à acessibilidade e navegabilidade ao AVA-DO foi considerada pela maioria de difícil acesso, e fácil possibilidade de download de arquivos; AVA-DO contribuiu para o aprendizado, segundo os avaliadores. Conclui-se que o presente trabalho demonstra a relevância do ambiente virtual de aprendizagem como grande facilitador do processo de aprendizagem, e aponta a necessidade de ampliação dos cenários de aprendizagem.
Abstract: Blended learning is the latest approach in virtual education, it combines the use of online distance education with the classroom on-site teaching. Platform Moodle it’s a software that has is functionality based on knowledge construction from the interaction, and still offers tools which benefits the integration between activities on-site and by distance. The aim of this study was to develop e evaluate a virtual environment as a supporting teaching material, willing to turn it into a tool in the knowledge constructing process for the dentistry’s students, increasing the teaching settings and allowing the reflection about learning process. It was selected 13 students that had already attended the discipline of Oral Diagnosis of Federal University of Sergipe. The “AVA métodos especializados por imagem - diagnóstico oral (AVA-DO)”, was developed in SIGAA-UFS within previously defined content. A quiz that evaluates the online environment about the support material giving, about accessibility and navigation in the environment, and the gain in knowledge after the study’s experience, was given to the students in the end of the study. The results indicated over than 80% in hits related to gain in knowledge, according to accessibility and navigation in AVA-DO students considerate it as hard to access, and easy to download the files; students also claimed that AVA-DO contributed to the learning experience. In conclusion, the present study shows the relevance of the implementation of online environment learning as a great easing tool in learning process, e and indicates the need of expansion in the learning settings.
Palavras-chave: Educação a distância
Aprendizagem
Odontologia
Education distance
Learning
Dentistry
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DOD - Departamento de Odontologia – Aracaju - Presencial
Citação: SANTOS, Ana Cristina Zuzarte Ferreira. Avaliação e desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem como implementação no ensino da disciplina de Diagnóstico Oral da UFS por meio do Blended Learning. 2016. 31f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2016.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23768
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ana_Cristina_Zuzarte_Ferreira_Santos.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.