Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23784
Tipo de Documento: Monografia
Título: Efeito dos recursos florais de leguminosas na sobrevivência de larvas de Ceraeochrysa spp. (Neuroptera : Chrysopidae)
Autor(es): Carvalho, Stephane dos Santos
Data do documento: 11-Set-2025
Orientador: Passos, Eliana Maria dos
Resumo: A introdução de plantas que oferecem recursos alimentares, como alimento alternativo, aos inimigos naturais em estágios de vida carnívoro podem aumentar a eficiência dos crisopídeos como agentes de controle biológico de pragas. O objetivo do trabalho foi verificar se as leguminosas, feijão de porco (Canavalia ensiformis (L.) DC) e crotalária (Crotalaria breviflora DC.), são adequadas como alimento alternativo para as larvas de crisopídeo do gênero Ceraeochrysa, contribuindo para aumentar o seu tempo de sobrevivência. Para obtenção dos recursos florais das leguminosas, 108 sementes de feijão de porco e 192 de crotalária foram semeadas em tubetes preenchidos com uma mistura de substrato. Ao atingirem aproximadamente 15 cm, as mudas foram transplantadas para sacos plásticos de 20X30 cm onde permaneceram até a floração. Inicialmente, a fim de avaliar o efeito no tempo de sobrevivência das larvas de Ceraeochrysa claveri em recursos florais das leguminosas, para as 35 larvas recém-eclodidas de Ce. claveri foram ofertadas as seguintes fontes de alimentos: a) flor de feijão de porco; b) flor de feijão de porco e mel; c) flor de crotalária; d) flor de crotalária e mel; e) água. Posteriormente, a fim de testar o efeito dos recursos florais do feijão de porco na sobrevivência de larvas das espécies, Ceraeochrysa cornuta e Ceraeochrysa cubana, os recursos alimentares: a) flor de feijão de porco e b) água foram ofertados a 35 larvas de cada espécie. Os experimentos foram mantidos em temperatura de 27 ± 3ºC, umidade relativa de 50 ± 10% e fotoperíodo natural. Os resultados demonstram que há uma diferença significativa na sobrevivência média das larvas Ce. claveri entre os tratamentos. Dentre as leguminosas, os recursos florais do feijão de porco possibilitaram uma sobrevivência média de 7,62±0,57 dias, não houve diferença significativa na sobrevivência das larvas entre os recursos florais da crotalária e o controle (água). E a sobrevivência média das larvas foi significativamente maior para os tratamentos que possuíam mel. A sobrevivência média das larvas Ceraeochrysa spp. diferiram quando alimentadas com os recursos florais do feijão de porco, sendo superior para as larvas de Ce. cubana (19,62 ±3,52 dias) comparado a sobrevivência média (7,15 ±0,72 dias) das larvas de Ce. cornuta. Portanto, é possível afirmar que os recursos florais do feijão de porco aumentam a sobrevivência média das larvas de primeiro instar de Ce. claveri, Ce. cornuta e Ce. cubana servindo como fonte alimentar em períodos de baixa disponibilidade de presas.
Palavras-chave: Ecologia
Ensino superior (UFS)
Crisopídeos (Controle biológico)
Chrysopidae
Canavalia ensiformis (L.) DC
Crotalaria breviflora DC
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial
Citação: Carvalho, Stephane dos Santos. Efeito dos recursos florais de leguminosas na sobrevivência de larvas de Ceraeochrysa spp. (Neuroptera : Chrysopidae). São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Ecologia) – Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23784
Aparece nas coleções:Ecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Stephane_Santos_Carvalho.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.