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dc.contributor.authorSouza, Janaína de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-07T12:29:54Z-
dc.date.available2025-11-07T12:29:54Z-
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Janaína de Oliveira. Do front às telas: relações de gênero na segunda guerra mundial sob as lentes das representações cinematográficas no tempo presente. 2025. 201 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23793-
dc.description.abstractThis investigation aims, through the representations of Cinema in the Present Time, to enhance the historical debate regarding women's participation in World War II and the Gender Relations arising from this incorporation. Such an examination consists of the demonstration of the feminine that was dimensioned during this conflict, evidencing how these characters and their actions in favor of the war were permeated by alterities evoked from country to country, from ideologies to ideologies and from woman to woman. Thus, the present research in the construction of a pluralized debate, uses the films The Reader (2008), 3rd Reich Mothers (2012), Battle for Sevastopol (2015) and A call to Spy (2019) to trace an observation of this conflagration from the perspective of gender politics, where debates about symbolic powers, male dominations, gender hierarchies, symbolic and coercive violence, and among other multifaceted aspects. With regard to the theoretical and methodological body, the analysis appropriates biases such as those of Comparative History undertaken by Jürgen Kocka, as well as precepts of the relationship between History and Cinema, highlighting the organicity of the Communication Circuit created by Alexandre Busko Valim, in which, in addition to the historical analyses undertaken to the films, The observation will be based on the production, emission, mediation and reception of these productions, in conjunction with the notion of Literary System by Antônio Cândido, also articulating elements such as author (production), work (product), and audience (reception). In addition, the frameworks of the fields of Women's History and Gender Relations anchored in Feminist Theories are also incorporated, thus seeking, in the union and problematization of the usualities of these biases, to observe and understand the Second World War through new lenses.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistória comparadapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMulheres no cinemapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSegunda guerra mundialpor
dc.subjectTempo presentepor
dc.subjectComparative historyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectWorld war IIeng
dc.subjectPresent timeeng
dc.titleDo front às telas: relações de gênero na segunda guerra mundial sob as lentes das representações cinematográficas no tempo presentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maza, Fábio-
dc.description.resumoEssa investigação, visa por meio das representações do Cinema no Tempo Presente, acrescer o debate histórico no que concerne a participação feminina na Segunda Guerra Mundial e as Relações de Gênero oriundas dessa incorporação. Tal exame, consiste na demonstração do feminino que se dimensionou durante esse conflito, evidenciando como as personagens femininas e suas atuações em prol da guerra se permeiam por alteridades evocadas de país para país, de ideologias para ideologias e de mulher para mulher. Desse modo, a presente pesquisa na construção de um debate pluralizado, vale-se das películas O leitor (2008), As mães do Terceiro Reich (2012), A batalha de Sevastopol (2015) e As espiãs de Churchill (2019) para traçar uma observação dessa conflagração pela ótica das políticas de gênero, onde se entrecruzam debates acerca de poderes simbólicos, dominações masculinas, hierarquias de gênero, violências simbólicas, coercitivas e dentre outros aspectos multifacetados. No que toca ao corpo teórico e metodológico, a análise se apropria de vieses como os da História Comparada empreendido por Jürgen Kocka, como também se vale de preceitos da relação História e Cinema, dando destaque a organicidade do Circuito Comunicacional criado por Alexandre Busko Valim, no qual, para além das análises históricas empreendidas aos filmes, a observação será pautada na produção, emissão, mediação e recepção dessas produções. Também utilizaremos a noção de Sistema Literário de Antônio Cândido, também articulando elementos como autor (produção), obra (produto) e público (recepção). Para mais, os arcabouços dos campos de História das Mulheres e das Relações de Gênero ancoradas em Teorias Feministas são incorporados, buscando dessa maneira, na união e problematização das usualidades nestas tendências, observar e compreender a Segunda Guerra Mundial por intermédio de novas lentes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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