Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23802| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título: | Proposta de um guia para orientação da gestão do conhecimento na Divisão de Controle Acadêmico da Universidade Federal de Sergipe |
| Autor(es): | Mota, Klessiane Ferreira da |
| Data do documento: | 7-Out-2025 |
| Orientador: | Nunes, Martha Suzana Cabral |
| Resumo: | Esta pesquisa analisa a Gestão do Conhecimento em um setor administrativo de universidade pública, com ênfase na preservação e na circulação do conhecimento tácito que sustenta a continuidade das rotinas institucionais. Considerando que a dependência de saberes individuais e não registrados fragiliza a memória organizacional e compromete a eficiência dos serviços, o estudo objetiva elaborar um guia técnico para Gestão do Conhecimento na Divisão de Controle Acadêmico (DICAC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A investigação adota abordagem qualitativa, aplicada e de caráter interventivo, inspirada na pesquisa-ação, e utiliza como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e aplicação de questionário diagnóstico com servidores da DICAC. Os dados foram tratados por meio da análise temática, permitindo identificar categorias associadas ao acesso, ao compartilhamento e às barreiras de gestão do conhecimento. Os resultados apontam que as atividades do setor dependem fortemente do conhecimento tácito, transmitido de modo informal, o que gera vulnerabilidades diante de afastamentos, rotatividade de pessoal e adoção do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que ampliou desigualdades no acesso às informações. A análise SWOT evidenciou forças ligadas à experiência acumulada pelos servidores, fragilidades relacionadas à ausência de padronização e centralização de informações e ameaças decorrentes da aposentadoria de técnicos experientes. Sendo assim, foi elaborado um guia estruturado em etapas práticas para orientar o registro de procedimentos críticos e estimular a cultura de sistematização do conhecimento. Conclui-se que o guia contribui para reduzir a dependência de saberes individuais, assegurar continuidade administrativa e ampliar eficiência institucional, configurando-se como iniciativa replicável em outros setores da universidade. |
| Abstract: | This research analyzes Knowledge Management in an administrative sector of a public university, emphasizing the preservation and circulation of tacit knowledge that sustains the continuity of institutional routines. Considering that dependence on individual and unrecorded knowledge weakens organizational memory and undermines service efficiency, the study aims to develop a technical guide for Knowledge Management in the Academic Control Division (DICAC) of the Federal University of Sergipe (UFS). The investigation adopts a qualitative, applied, and intervention-oriented approach inspired by action research and employs bibliographic and documentary research, participant observation, and a diagnostic questionnaire applied to DICAC staff. Data were analyzed through thematic analysis, allowing the identification of categories related to knowledge access, sharing, and management barriers. The results indicate that the sector’s activities rely heavily on tacit knowledge transmitted informally, which creates vulnerabilities in cases of staff absences, turnover, and the implementation of the Management and Performance Program (PGD), which has deepened inequalities in access to information. The SWOT analysis revealed strengths associated with the accumulated experience of staff members, weaknesses related to the lack of standardization and information centralization, and threats arising from the retirement of experienced technicians. Consequently, a guide structured in practical steps was developed to support the documentation of critical procedures and foster a culture of knowledge systematization. It is concluded that the guide helps reduce dependence on individual knowledge, ensures administrative continuity, and enhances institutional efficiency, representing a replicable initiative for other university sectors. |
| Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Conhecimento tácito Sistematização do conhecimento Serviço público Universidade pública Knowledge management Tacit knowledge Knowledge systematization Public service Public university |
| área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciência da Informação |
| Citação: | MOTA, Klessiane Ferreira da. Proposta de um guia para orientação da gestão do conhecimento na Divisão de Controle Acadêmico da Universidade Federal de Sergipe. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23802 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KLESSIANE_FERREIRA_MOTA.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
