Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23856Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Tavares, Josefa Maysa da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T12:00:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-14T12:00:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
| dc.identifier.citation | TAVARES, Josefa Maysa da Silva. O foco narrativo em Úrsula, de Maria Firmina dos Reis: uma análise da polifonia e das perspectivas narrativas do romance. 2025. 28 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23856 | - |
| dc.description.abstract | This Undergraduate Thesis analyzes the novel Úrsula, by Maria Firmina dos Reis, highlighting its narrative structure, stylistic innovations, and historical-literary context. Published in 1859, the novel stands out as the first abolitionist work written by a woman in Brazil, addressing slavery not just as a background element but as one of the central axes of the narrative. The analysis considers the presence of polyphony in the novel, a fundamental concept in Bakhtin's literary theory, which grants autonomy to the characters' voices, especially the enslaved ones, differentiating it from conventional narratives of the period. In addition to social criticism, the research discusses the construction of female characters and how the novel anticipates issues of gender and resistance. The historical marginalization of the author and her recent rediscovery by literary criticism are also addressed, highlighting her importance for Afro-Brazilian and feminist literature. | eng |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.subject | Úrsula | por |
| dc.subject | Literatura abolicionista | por |
| dc.subject | Polifonia | por |
| dc.subject | Literatura afro-brasileira | por |
| dc.subject | Feminismo | por |
| dc.subject | Narrativa romântica | por |
| dc.subject | Análise literária | por |
| dc.subject | Romance brasileiro | por |
| dc.subject | Abolitionist literature | eng |
| dc.subject | Polyphony | eng |
| dc.subject | Afro-brazilian literature | eng |
| dc.subject | Feminism | eng |
| dc.subject | Romantic narrative | eng |
| dc.title | O foco narrativo em Úrsula, de Maria Firmina dos Reis : uma análise da polifonia e das perspectivas narrativas do romance | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Quintela, Vilma Mota | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, destacando sua estrutura narrativa, inovações estilísticas e contexto históricoliterário. Publicado em 1859, o romance se destaca como a primeira obra abolicionista escrita por uma mulher no Brasil, abordando a escravidão não apenas como um pano de fundo, mas como um dos eixos centrais da narrativa. A análise considera a presença da polifonia no romance, conceito fundamental na teoria literária de Bakhtin, que confere autonomia às vozes dos personagens, especialmente aos escravizados, diferenciando-se das narrativas convencionais do período. Além da crítica social, a pesquisa discute a construção das personagens femininas e a forma como o romance antecipa questões sobre gênero e resistência. A marginalização histórica da autora e sua recente redescoberta pela crítica literária também são abordadas, evidenciando sua importância para a literatura afro-brasileira e feminista. | pt_BR |
| dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
| dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Josefa_Maysa_Silva_Tavares.pdf | 634,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
