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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23866| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título: | Racismo, interculturalidade e diversidade étnico-racial nos Programas de Pós-graduação em Educação: Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e Universidade da Madeira (Portugal) |
| Autor(es): | Andrade, Keilla de Jesus |
| Data do documento: | 11-Ago-2025 |
| Orientador: | Lopes, Edinéia Tavares |
| Resumo: | Esta pesquisa de mestrado foca sua análise em uma universidade brasileira e uma universidade portuguesa, examinando como essas instituições abordam temas com potencial para combater as desigualdades étnico-raciais e questionar a reprodução da cultura hegemônica. Assim, o estudo objetiva compreender a abordagem da interculturalidade, do racismo e da diversidade étnico-racial nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS) e do Mestrado em Ciências da Educação e Inovação Pedagógica e Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), considerando a estrutura curricular de cada curso/programa e as teses e dissertações produzidas. Para tal, adotou-se metodologia qualitativa comparativa, empregando como método a pesquisa bibliográfica e documental, com análise de conteúdo fundamentada em Cellard (2012). O procedimento incluiu a análise da estrutura curricular dos programas e das teses e dissertações produzidas nos cursos. A análise das concepções teóricas dessas temáticas em Brasil e Portugal revela influências distintas do pensamento de Gilberto Freyre, que se manifestam de formas específicas em cada contexto nacional. No Brasil, a obra freyreana contribuiu para a construção e perpetuação do mito da democracia racial. Em Portugal, observase a apropriação das teorias lusotropicalistas de Freyre. Portugal apresenta uma tendência ao silenciamento e negação das questões raciais, substituindo-as sistematicamente pelo discurso da interculturalidade. Essa substituição conceitual permite evitar o enfrentamento direto das hierarquias raciais e das desigualdades estruturais que afetam as comunidades racializadas. No Brasil, as discussões sobre interculturalidade encontram-se vinculadas aos movimentos indígenas, que historicamente reivindicaram o reconhecimento de suas especificidades culturais e territoriais. Em contraste, Portugal orienta suas políticas de interculturalidade prioritariamente para a integração de imigrantes, especialmente aqueles provenientes de países não europeus. Todavia, apesar das diferenças nas abordagens políticas atuais, Brasil e Portugal compartilham estruturas profundas de desigualdade racial que possuem raízes históricas comuns e se manifestam por meio de mecanismos similares de exclusão e marginalização. Na análise dos currículos dos programas analisados, no PPGED-UFS, constatou-se que as temáticas são abordadas em 2 disciplinas optativas e estão presentes na seleção bibliográfica de 1 disciplina obrigatória de mestrado e 2 obrigatórias de doutorado. Em contraste, a estrutura curricular do Mestrado em Ciências da Educação e Inovação Pedagógica da UMa apresentou ausência expressiva das temáticas, tanto nas disciplinas obrigatórias quanto nas optativas. Na estrutura curricular do doutorado da UMa, verificou-se que as questões raciais, interculturais e de diversidade étnico-racial são contempladas apenas pontualmente, limitando-se ao objetivo e referencial teórico de uma única disciplina. Quanto à produção acadêmica, o PPGED-UFS registrou um quantitativo maior de produções, mesmo com o marco temporal delimitado para apenas 7 anos (2018-2024), totalizando 9 dissertações e 6 teses de doutorado. Na UMa, foram localizadas 3 do Mestrado em Ciências da Educação e Inovação Pedagógica. Esses dados evidenciam como os espaços formativos de pós-graduação, enquanto instituições de ensino superior, podem tanto reproduzir quanto combater as desigualdades étnico-raciais, dependendo de como estruturam seus currículos e orientam sua produção acadêmica. |
| Abstract: | This master’s research focuses its analysis on a Brazilian university and a Portuguese university, examining how these institutions address themes with the potential to combat ethno-racial inequalities and question the reproduction of hegemonic culture. The study aims to understand the approach to interculturality, racism, and ethno-racial diversity in the Master’s and Doctoral programs of the Graduate Program in Education at the Federal University of Sergipe (PPGEDUFS) and the Master’s in Educational Sciences and Pedagogical Innovation and the Doctorate in Curriculum and Pedagogical Innovation at the University of Madeira (UMa), considering the curricular structure of each program and the theses and dissertations produced. A qualitative comparative methodology was adopted, employing bibliographic and documentary research, with content analysis based on Cellard (2012). The procedure included the analysis of the curricular structure of the programs and the theses and dissertations produced in the courses. The theoretical conceptions of these themes in Brazil and Portugal reveal different influences of Gilberto Freyre’s thought, which manifest in specific ways within each national context. In Brazil, Freyre’s work contributed to the construction and perpetuation of the myth of racial democracy. In Portugal, his lusotropicalist theories were appropriated, producing a tendency toward silencing and denying racial issues, which are systematically replaced by the discourse of interculturality. This conceptual substitution allows the avoidance of a direct confrontation with racial hierarchies and structural inequalities that affect racialized communities. In Brazil, discussions on interculturality are linked to Indigenous movements that have historically demanded recognition of their cultural and territorial specificities. In contrast, Portugal directs its interculturality policies mainly toward the integration of immigrants, especially those from non-European countries. However, despite differences in current political approaches, Brazil and Portugal share deep structures of racial inequality that have common historical roots and manifest through similar mechanisms of exclusion and marginalization. In the analysis of the programs’ curricula, in the PPGED-UFS, these themes appear in two elective courses and are also included in the bibliographic selection of one required Master’s course and two required Doctoral courses. In contrast, the curricular structure of the Master’s in Educational Sciences and Pedagogical Innovation at Uma showed a significant absence of these themes, both in required and elective courses. In the Uma Doctorate, the issues of race, interculturality, and ethno-racial diversity appear only occasionally, limited to the objectives and theoretical references of a single course. Regarding academic production, PPGED-UFS recorded a higher number of works, even within the limited period analyzed (2018–2024), totaling nine dissertations and six doctoral theses. At Uma, three dissertations were found in the Master’s in Educational Sciences and Pedagogical Innovation. These data show how graduate education programs, as higher education institutions, can either reproduce or combat ethno-racial inequalities, depending on how they structure their curricula and guide academic production. |
| Palavras-chave: | Educação Interculturalidade Racismo Diversidade étnico-racial Ensino superior Education Interculturality Racism Ethno-racial diversity Higher education |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
| Citação: | ANDRADE, Keilla de Jesus. Racismo, interculturalidade e diversidade étnico-racial nos Programas de Pós-graduação em Educação: Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e Universidade da Madeira (Portugal). 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23866 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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